Artigo de Flávio Bastos: Priorize soluções em sua vida! - | Artigos do Clube
 
Priorize soluções em sua vida!  
   

Priorize soluções em sua vida!

Autor Flávio Bastos - flavio01bastos@gmail.com


A vida é como um jogo de quebra-cabeças, cujas peças espalhadas precisam ser reunidas e encaixadas para que tenhamos a visão de conjunto que ela representa. Peças espalhadas por longo tempo significam situações mal encaminhadas ou não resolvidas que geram ansiedade e angústia. Peças encaixadas, ao contrário, representam situações resolvidas que geram alívio no rol das preocupações.

Certas situações se arrastam no tempo, porque deixamos de gerar internamente o estímulo necessário para o encaminhamento de soluções, seja por nos encontrarmos deprimidos e(ou) com a auto-estima baixa.

Portanto, se não tivermos a iniciativa de solucionar questões que são consideradas prioritárias em nossas vidas, difícilmente alguém fará por nós. Dessa forma, ficamos reféns de nossas emoções e à espera de que a crise passe para reagirmos à desmotivação e à prostração.

O histórico de começar algo e não terminar, é típico do indivíduo que tem auto-estima baixa. A insegurança gerada pelo sentimento de incapacidade - ou inferioridade -, limita e em alguns casos mais graves, impede que a pessoa reaja normalmente no sentido de resolver questões elementares que encontram-se pendentes em sua vida. É o caso que veremos a seguir.

Paulo era refém de sentimentos não resolvidos na relação parental. Suas constantes crises emocionais faziam com que a sua auto-estima permanecesse baixa. Trabalhava, mas não conseguia evoluir no emprego. Estudava, mas por seguidas desistências, não conseguia concluir um curso superior. Nas relações afetivas, tinha dificuldades de expressar carinho e afeto. Nas situações que se apresentavam no cotidiano da vida, sentia dificuldades em resolvê-las. "Tudo dá errado", conforme suas palavras.

Nas primeiras sessões de psicoterapia, devido ao envolvimento emocional com o seu passado, Paulo revelava uma certa confusão mental que o impedia de "visualizar" o que era mais importante resolver no rol de suas preocupações pendentes. Por isso, algumas soluções que eram proteladas, acabavam aumentando a sua angústia e nervosismo.

Nessas situações, o simbolismo da vida, visualizada como um jogo de quebra-cabeças serve para entendermos que as peças dispostas desorganizadamente e afastadas umas das outras, representam a necessidade de escolhermos quais delas devem ser reunidas para que comecemos a organizar o conjunto (jogo) de nossa vida, porque, independentemente de nossa crise emocional, a vida segue o seu curso onde teremos que priorizar soluções de problemas que se apresentam no seu dia-a-dia. E parar para refletir em momento de crise, torna-se imprescindível para que possamos, conscientemente, escolher as peças do quebra-cabeças que representam numa ordem prioritária, as soluções a serem encaminhadas.

Em situação de crise, ter a percepção de momento é reagir à ação dos "fantasmas do passado" que fazem de suas "vítimas", reféns de seus próprios sentimentos e emoções. E somente reagimos quando começamos a juntar na prática do cotidiano, as peças do quebra-cabeças da vida. Sinal de que começamos a solucionar questões que estavam pendentes, pois tudo que iniciamos e terminamos passa-nos a sensação de "missão cumprida", ou seja, de satisfação, segurança e de sentimento de completude, que talvez, seja o principal objetivo de nossa existência.

No caso de Paulo, questões emergenciais começam a ser solucionadas, uma a uma. Ele já visualiza o seu "jogo" vital com mais segurança e auto-confiança. O próximo passo a ser dado, após a solução das questões imediatas, será a reunião de peças afetivas do quebra-cabeças, o que exigirá da Psicoterapia Interdimensional, a busca de mais informações por intermédio da regressão de memória.

OBS: o verdadeiro nome da pessoa foi preservado.

Psicoterapeuta Interdimensional.

www.flaviobastos.com


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   

Autor: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva, Psicoterapia Reencarnacionista, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Parapsicologia, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: flavio01bastos@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 17/08/2010
 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM
Faça
seu login


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.