Artigo de Grupo Psicon: Numerologia Pitagórica: uma ferramenta para o Autoconhecimento - | Artigos do Clube
 
Numerologia Pitagórica: uma ferramenta para o Autoconhecimento  
   

Numerologia Pitagórica: uma ferramenta para o Autoconhecimento

Autor Grupo Psicon - ligabue@grupopsicon.com.br


Um paralelo entre a visão psicológica e este conhecimento milenar
 
A numerologia nos foi passada por gregos e romanos desde os tempos remotos. Pitágoras (571-70 a.C a 497-96 a.C) filósofo e matemático grego do século VI a.C. foi considerado precursor e "Pai da Numerologia". Ele estabeleceu uma relação dos números com os arquétipos, isto é, conceito usado na psicologia e criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Yung (1875-1961). Yung desenvolveu e definiu a ideia dos arquétipos como conteúdos psíquicos do inconsciente coletivo ou ainda símbolos comuns a toda a humanidade. 
 
Para entendermos melhor os símbolos e arquétipos, é necessário explicar o conceito de inconsciente coletivo que Yung definiu como a camada mais profunda da psique humana. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados da humanidade. É nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.
 
Jâmblico ( 300 d.C.) filósofo neoplatônico assírico, escreveu a Vida de Pitágoras e registrou que o mestre vivia repetindo aos discípulos: "Todas as coisas se assemelham aos números".
 
Atualmente o homem continua usando os números como meio de acesso ao conhecimento, que está além de sua mente racional. 
 
Desde os primórdios, a matemática está presente na vida do homem assim como a numerologia, mascarada em todas as suas potencialidades.
 
O objetivo da numerologia é o crescimento pessoal humano em todos os seus potenciais. À medida que nos conhecemos e nos relacionamos com as pessoas, mais saudável será nossa relação com a sociedade que estamos inseridos.
 
Já que a numerologia estuda os arquétipos qualitativos, são necessários o nome e a data de nascimento completo e original, que serão convertidos através de uma tabela na qual se estuda a personalidade, os caminhos da vida, as dificuldades, os potenciais e os desafios de cada um. Ou ainda, o número tem uma vibração própria que revela e influencia uma pessoa, situação, comunidade ou empresa.
 
Numerologia significa o estudo dos arquétipos numéricos em seu valor qualitativo. Os tipos de numerologia são: numerologia Pitagórica, numerologia Cabalística, numerologia Tântrica entre outras. Podemos realizar os seguintes mapas através deste instrumento: numerologia pessoal, empresarial, sinastria (compatibilidade entre duas pessoas. Ex. relacionamentos sociais, afetivos, amizades...), estudo da assinatura (apresentação da pessoa perante o mundo), saúde e previsão do ano pessoal.
 
Através da numerologia empresarial pode-se detectar o momento atual, além de diagnosticar todas as tendências futuras que a empresa enfrentará e trabalhar ações em conjunto com os sócios ou diretores, dando suporte para decisões em vários níveis. Podemos ainda compatibilizar a razão social, a data de fundação, o tipo de produto, o nível de relacionamento com os sócios e diretores, o relacionamento com funcionários, clientes, efetuando uma análise global de todos os pontos positivos e a serem desenvolvidos. As áreas que podemos aplicar esta análise é em Recursos Humanos / Marketing / Investimentos / Análise do Nome da Empresa / Análise dos Produtos / Análise das Marcas / Sinastria entre Sócios, Diretores e Funcionários / Análise dos Fornecedores, Etc.
 
Ela pretende analisar as influências das vibrações na nossa vida, sem nenhuma intenção de se fazer previsões, como muitos imaginam.
 
Já que através da numerologia podemos compreender melhor o ser humano e auxiliá-lo na reflexão do planejamento de ações presentes e futuras, podemos da mesma forma entendê-la como mais uma ferramenta que nos possibilita o autoconhecimento e com ela a busca de uma vida emocional e relações interpessoais saudáveis; resultando assim, uma maior qualidade de vida e bem estar para quem se utiliza de mais esta possibilidade para conhecer-se.
 
"A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus." (Pitágoras)


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   

Autor: Grupo Psicon   
Curso: Coaching em Bem estar pela Real Balance Global Wellness Services; 2010- Gestão em Qualidade de vida no trabalho;2009 ABQV/FIA Curso de atualização em Promoção da Saúde – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP –2008; Participação em Congressos e Workshops e Grupos com temas em Qualidade de Vida – desde 2005 até o presente mome
E-mail: ligabue@grupopsicon.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 11/05/2010
 

Deixe sua opinião sobre este artigo



Acessar seu Clube STUM
Faça
seu login


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.