Esqueci a senha
 

 
Bookmark and Share

TERAPIA BIOGRÁFICA. Uma proposta de autoconhecimento pela Antroposofia

por Michelly Eggert Paschuino - michelly_ep@yahoo.com.br

 

A Terapia Biográfica é uma proposta terapêutica da Medicina Antroposófica que trabalha no desenvolvimento do Espírito e do Eu. Nessa abordagem terapêutica o indivíduo reflete por toda a sua experiência de vida desde o nascimento até o momento presente e faz planos para os próximos anos serem saudáveis e a realização de alguns sonhos.

Rudolf Steiner, o criador da Ciência Espiritual ou Antroposofia, acreditava (e os seus seguidores assim o fazem até hoje) que o ser humano só encontrará o equilíbrio e a verdadeira evolução quando o mesmo entrar em equilíbrio consigo mesmo e com o meio em que vive, afinal, para ele o ser é uma representação microcósmica do macrocosmo que seria o Universo.

O Caderno do Eu é um instrumento valioso para o autoconhecimento e direcionar o indivíduo sobre quais aspectos estão em desequilíbrio em sua vida, observar como mudamos nossos relacionamentos e a forma como o fazemos, como enfrentamos os problemas e também observar se repetimos padrões ao longo da vida (doenças, relacionamentos, situações do cotidiano).

Ou seja, o indivíduo aprende a viver melhor com a própria vida... refletindo sobre o passado e fazendo planejamentos para o futuro de forma a melhorar sua qualidade de vida vida e favorecer o bem viver.

Segunda a Associação Brasileira de Medicina Complementar (www.medicinacomplementar.com.br) existem duas modalidades de trabalho biográfico:

  • Terapia Biográfica de Grupo
  • Aconselhamento ou Terapia Biográfica Individual

O Biográfico de grupo que foi estruturado pelo casal Daniel e Gudrun Burkhard, respectivamente consultor organizacional e médica antroposóficos é realizado em algumas cidades do Brasil como Florianópolis (http://www.ass.sagres.com.br) e São Paulo (http://wwwartemisiacdh.com.br). Nestes locais, o trabalho com a biografia é associado com uma revitalização que através de massagens, compressas, banhos medicinais e orientação alimentar que levam o indivíduo a recuperar o ânimo, a vitalidade, e alegria de viver. O participante sai do programa com ferramentas criativas para trabalhar sua metas, enfrentar suas dificuldades e entender suas crises como oportunidades de desenvolvimento.


O Aconselhamento Biográfico Individual é indicado para adultos, preferencialmente a partir dos 28 anos de idade, quando o ser humano já tem condição de realizar uma avaliação mais objetiva de seus talentos e inclinações.
O grande agente do processo é a própria pessoa que, a partir do trabalho Biográfico, adquire uma visão panorâmica da própria vida, entendendo melhor suas crises de desenvolvimento e ampliando sua visão do todo. Através de um olhar objetivo para seu passado e um reconhecimento das oportunidades e otimização do seu momento presente, a pessoa pode olhar para seu futuro e estabelecer metas que lhe permitam, em liberdade, tomar seu destino nas próprias mãos.
A proposta de ambas as modalidades é desenvolver no indivíduo, a partir da mobilização das forças do seu Eu, capacidades adormecidas, maior compreensão e visão da sua própria essência e, conseqüentemente, confiança na vida frente aos acontecimentos da nossa época.



Os próximos artigos serão sobre os setênios e os temperamentos para auxiliar as pessoas na realização do caderno do Eu, e poderem fazer por si a autobiografia... Lembrando que é fundamental o acompanhamento terapêutico de um Naturólogo e ou Terapeuta Biográfico para a realização adequado do mesmo em um processo terapêutico. Mas é belíssimo para a vida reviver momentos do passado e compreender parte de nossa história.


Texto revisado






por Michelly Eggert Paschuino   
Naturóloga e Especialista em Acupuntura. Mestranda em Semiótica Tecnologias da Informação e Educação - UBC. Docente do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Consultora nas áreas de Bem Estar, Qualidade de Vida e Manutenção da Saúde. Dedicação na área de pesquisa científica e aplicação das Terapias Complementares.
Lido 3119 vezes, 17 votos positivos e 0 votos negativos.   
E-mail: michelly_ep@yahoo.com.br
Visite o Site do autor
Gostou deste Artigo?
Sim Não    
Imprimir
este Artigo
Enviar para
um amigo
Outros Artigos
deste autor


© Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PRINCIPAL ARTIGOS
LOGAR PRODUTOS
ASSINAR SERVIÇOS
PARTICIPANTES EVENTOS