Esqueci a senha
 

 
Bookmark and Share

A ANSIEDADE EXAGERADA, É DESTRUTIVA, NOS ROUBA ENERGIA

por Rita Maria Brudniewski Granato - ritagranato@ritagranato.psc.br


A origem desta sensação não é ainda muito conhecida pela medicina e psicologia, mas existem vários estudos, que se complementam.
Ansiedade angustia medo, insegurança, timidez são parentes próximos, frutos da mesma árvore. Ela possui atributos mentais e físicos.
Podemos senti-la e traduzi-la de varias maneiras: por uma pressa, uma ânsia para o movimento, uma inquietação interior, uma aflição no corpo para que aquilo que estamos sentindo acabe logo. Aparece como um desejo exagerado e impaciente para que esse algo aconteça como se tornasse algo muito agradável e gostoso. Pois a nossa mente de forma mentirosa promete que quando resolvermos aquilo que nos gera a ansiedade, ficará tranqüila e apaziguada. Mas a realidade é diferente e a ansiedade nos vicia e quanto mais ansiosos ficamos, mais falta sentimos dela e a mente se habitua com essa pressa e passa a precisar dela para poder resolver o que quer que seja.
O ser humano traz em sua historia, desde os primórdios a ansiedade, pois precisava sobreviver a um universo de coisas que ele não tinha conhecimento e tinha de alguma forma controlar, para sobreviver.
Existe a ansiedade saudável que nos movimenta nos faz trabalhar e lidar com as dificuldades. Mas existe a que bloqueia, onde a mente se enche de idéias irreais, imaginarias impedindo que o ser humano aja de forma cautelosa e com bom senso.
A ansiedade exagerada é um dos sintomas de várias patologias, como a fobias, a síndrome do pânico, a depressão, etc. Além disso, ela tem um aspecto físico, que psicossomaticamente poderá afetar vários órgãos, como o estomago, o coração, os intestinos, etc. Pode afetar nosso sono, nossa alimentação, nossos relacionamentos, nosso trabalho, etc.
Existem alternativas para lidarmos com a ansiedade, uma dela é lidar bem com a respiração, como a Yoga. A Terapia Floral possui uma série de essências que podem ajudar no tratamento da pessoa ansiosa. E psicoterapia, para descobrir de onde se iniciaram, quais são os padrões que levam a pessoa a ser ansiosa e refazer esses padrões.
Pois situações difíceis sempre existirão, mas como lidar com elas é que será aprendido.
A ansiedade exagerada, é destrutiva, rouba energia, por isso a importância da ajuda de um profissional para a pessoa identificar e trabalhar essa ansiedade exagerada.



Dra. Rita Granato
www.ritagranato.psc.br




por Rita Maria Brudniewski Granato   
Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família.
Lido 3333 vezes, 30 votos positivos e 1 votos negativos.   
E-mail: ritagranato@ritagranato.psc.br
Visite o Site do autor

Gostou deste Artigo?
Sim Não    
Imprimir
este Artigo
Enviar para
um amigo
Outros Artigos
deste autor


© Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PRINCIPAL ARTIGOS
LOGAR PRODUTOS
ASSINAR SERVIÇOS
PARTICIPANTES EVENTOS