Esqueci a senha
 

 
Bookmark and Share

CONFLITOS EMOCIONAIS CAUSAM DOENÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS

por Márcia Malvazzo Almeida - mamalvazzo@uol.com.br

Conflitos emocionais afetam e bloqueiam os canais de energia através dos meridianos, causando doenças físicas e psicológicas.

É preciso tomar consciência de que o nosso corpo não é só matéria, mas também energia, responsável pelo bom funcionamento dos nossos órgãos e das nossas emoções. A medicina chinesa, muitos séculos atrás, fundou e descobriu a teoria dos canais de energia chamados “meridianos”. Meridianos são linhas do corpo por onde flui toda essa energia que, embora não seja vista através de raios-x nem ultrassonografia, existe e está bem ali, num orifício de passagem para um vaso e um nervo organizativos com cadeias neuroniais do SNC (Sistema Nervoso Central); o sistema de canais foi comparado a uma irrigação de água, de líquidos, sendo a fonte da vida.

Os Centros de Energia relatam o que acontece no corpo, na mente e na alma, por isso a importância de se detectar os desequilíbrios energéticos.

A acupuntura, o Shiatsu - que é uma terapia feita através da pressão dos dedos chamada de acupuntura sem agulhas - trabalha diretamente nos canais de energia do nosso corpo. Os desequilíbrios energéticos atingem os corpos sutis, principalmente a identidade e a emoção, para depois afetar fisicamente. O bloqueio do fluxo energético altera sentimento, comportamento, funcionamento dos órgãos e sistema corporal, interferindo inclusive nas células e tecidos. Através dessa energia é que podemos equilibrar o nosso organismo, desbloqueando tensões, identificando nossas fraquezas e virtudes, superando nossos medos, dores, mágoas, angústias, etc.


O Shiatsu é uma terapia de alto valor, não tem contra-indicação e o resultado é quase imediato. Claro, desde que aplicado corretamente por um profissional especializado que saiba usar além do conhecimento, a sensibilidade, o bom senso e a inteligência.
Todavia, não é necessário que se esteja mal para curtir uma sessão de Shiatsu; se a pessoa está se sentindo bem, vai terminar a sessão sentindo-se melhor ainda. Afinal, o objetivo do Shiatsu é também fortalecer a energia da defesa, criando assim, uma barreira natural capaz de evitar que energias externas penetrem no organismo. Mas lembre-se, a prevenção é a melhor opção.


Alguns meridianos ligados às emoções:

Meridiano do Pulmão: Tristeza, sufocamento, culpa, perda, melancolia, preocupação excessiva.

Meridiano do Coração: Bloqueio emocional, frieza do coração, ferimentos antigos.

Meridiano do Fígado: Raiva, impotência, amargura, cólera, ira.

Meridiano do Estômago: Medo, insegurança, amargura, não conseguir digerir uma situação.

Meridiano do Baço e Pâncreas: Insegurança, falta de apoio, vergonha, inflexibilidade.

Meridiano dos Rins e Bexiga: Perda, medo, culpa, muita ansiedade.

Meridiano do Intestino: Perder recursos ou retê-los em excesso, esconder emoções.

Triplo Aquecedor, Meridiano da Circulação e Sexo: o desequilíbrio energético desses meridianos pode provocar distúrbios emocionais como medo do fracasso, crise de identidade, inferioridade, egoísmo, frieza, moralismo, dificuldades em desenvolver e manter relacionamentos afetivos, entre outros.





Márcia - Psicoterapeuta
Consultório I – (11) 5051.1356/5051.6528 – Moema
Consultório II -(11) 5062.7806 - Jardim da Saúde
Celular: (11) 9 9118.9622
mamalvazzo@uol.com.br



por Márcia Malvazzo Almeida   
Psicoterapeuta,Terapeuta Holística, Psicanalista, atende em São Paulo, trabalha com resgate da autoestima e autoconhecimento. Atua na área da Medicina Complementar, participa de Congressos, Seminários. Também Acupunturista, trabalha com Neurolinguística, Florais de Bach, entre outros. Palestrante, escreve para Jornais, Revistas, Newsletter
Lido 7230 vezes, 96 votos positivos e 1 votos negativos.   
E-mail: mamalvazzo@uol.com.br
Visite o Site do autor

Gostou deste Artigo?
Sim Não    
Imprimir
este Artigo
Enviar para
um amigo
Outros Artigos
deste autor


© Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PRINCIPAL ARTIGOS
LOGAR PRODUTOS
ASSINAR SERVIÇOS
PARTICIPANTES EVENTOS