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FAÇA UM TESTE PARA AVALIAR SEU ESTRESSE:

por Enyh Oliveira - enyholiveira@ig.com.br

Estou estressado(a)?
AVALIAÇÃO DO ESTRESSE

Responda a seguir se estas situações ocorrem:
A) Freqüentemente
B) Medianamente
C) Pouco

1) (a) (b) (c) – Falta de concentração e memória
2) (a) (b) (c) – Resfriados constantes
3) (a) (b) (c) – Dores de cabeça ou nas costas
4) (a) (b) (c) – Falta de disposição ou cansaço
5) (a) (b) (c) – Não consegue administrar o tempo
6) (a) (b) (c) – Está difícil trabalhar
7) (a) (b) (c) – Irritabilidade e agitação
8) (a) (b) (c) – Insônia ou sono exagerado
9) (a) (b) (c) – Instabilidade emocional
10) (a) (b) (c) – Perda da criatividade
11) (a) (b) (c) – Falta ou aumento exagerado do apetite
12) (a) (b) (c) – Baixa auto-estima
13) (a) (b) (c) – Falta de perspectiva com relação ao futuro
14) (a) (b) (c) – Desânimo com relação à vida
15) (a) (b) (c) – Olhos cansados ou vermelhos



Some o seu total de pontos e verifique o seu nível de estresse.
As questões A valem 3 pontos – A ( ) x 3=______________
B valem 2 pontos – B ( ) x 2=______________+
C valem 1 ponto - C ( ) x 1=______________
TOTAL =______________

Estágios: 1) de 15 a 25 pontos - Estresse baixo, mas não descuide
2) de 26 a 30 pontos – Estresse mediano. Atenção imediata
3) de 31 a 45 pontos – Estresse elevado.Cuidados urgentes


O estresse é um quadro progressivo e imperceptível. É chamado de “SILENT KILLER” (assassino silencioso).
O que pode provocar o estresse:
a) Situações de risco ou agentes químicos.
b) Fatores físicos: frio ou calor excessivos, ruído, dores no corpo
c) Sociais: agitação, insegurança, dificuldades na vida em geral
d) Afetivos: problemas familiares ou amorosos, amizades
e) Trabalho: problemas advindos da instituição ou do próprio indivíduo em adaptar-se ao trabalho.
Quais são as reações: cansaço constante, irritabilidade, perda da concentração, perda da memória, falta ou excesso de apetite, insônia ou sono exagerado, instabilidade emocional, fobias, desmotivação, pouca criatividade, diminuição do apetite sexual, disfunções gastrintestinais, dores de cabeça e nas costas, diminuição da imunologia.
Fatores correlacionados ao estresse:
a) ansiedade – 100%
b) desânimo – 96%
c) desmotivação – 93%
d) distúrbios do sono, cansaço mental, depressão e baixa auto-estima – 89%
e) falta de vitalidade – 82%
f) cansaço físico – 79%
g) irritabilidade e cefaléias – 75%
Mas o que é o estresse? É uma pressão física ou mental, tensão ou desgaste.
O estresse tem seu nível aceitável e que todos nós precisamos chamado de EUSTRESSE, está dentro dos limites aceitáveis e pode até ser construtivo para o desenvolvimento do indivíduo.
DISTRESSE é a pressão destrutiva do indivíduo e que provoca sintomas físicos e mentais.
Fases da Síndrome do Estresse
1) Reação de alarme: O organismo se mobiliza para uma reação de emergência (susto, buzina, freada, etc.). Iniciam-se as reações orgânicas e comportamentais pois o cérebro identifica a situação de perigo. a) o ritmo cardíaco e respiratório aceleram; b) pode
haver sensação de “suor frio” ou “frio na barriga”; c) mãos suadas, taquicardia, respiração ofegante, dor na barriga, tremor nas pernas, pressão arterial alta.
2) Fase de resistência: O organismo precisa enfrentar um período mais prolongado de exposição a sensação de perigo, e se prepara para resistir. Nesta fase parece que o organismo voltou ao normal, mas continua trabalhando em regime forçado. Por ser mais difícil de perceber as reações que esta fase é muito perigosa e pode levar o indivíduo à exaustão.
3) Fase de exaustão: a adaptação do organismo deixa de acontecer, os sintomas são semelhantes ao da reação de alarme, acontece lesão, paralisação ou esgotamento de determinados órgãos ou tecidos podendo levar à morte.
Na realidade, o estresse existe há milhares de anos e conforme houve a evolução da humanidade o estresse foi permanecendo com o homem e assim quando este se vê sempre preparado para uma situação de risco, mesmo que ela não seja verdadeira ou real, o sistema imunológico é desligado causando todos os sintomas físicos e mentais mencionados sobre o estresse.
O que podemos fazer? (soluções práticas)
a) relaxamento 3 vezes ao dia (de 5 a 15 minutos)
b) Meditação
c) Yoga
d) Ouvir músicas clássicas, New Age
e) Psicoterapia
f) Acupuntura
g) Exercícios físicos leves
h) Homeopatia
i) Massagem
j) Diálogo interior amoroso
k) Alimentação adequada
l) Dançateraphya
m) Dança do Ventre

Lembre-se o poder de ser feliz está dentro de você. Olhe-se, sinta-se e ame-se em 1o lugar.
Enyh Oliveira
3965.1226




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