Esqueci a senha
 

 
Bookmark and Share

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL - LIBERANDO O TECIDO CONJUNTIVO

por Rosana Gelernter Ades - vitaluz@uol.com.br

TÉCNICA DE LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
(John F. Barnes - E.U.A.)


A técnica de John F. Barnes, fisioterapeuta americano com 40 anos de experiência na área de terapias corporais, é considerada a mais recente abordagem terapêutica corpo-mente. É suave, segura e efetiva, produzindo resultados duradouros.

A Fáscia é um tecido conjuntivo extremamente resistente que se espalha através do corpo, em uma rede tri-dimensional, da cabeça aos pés sem interrupção.

Má postura, inflamação ou um trauma, seja ele físico ou emocional, podem ocasionar um enfraquecimento da fáscia, resultando em uma pressão excessiva sobre os nervos, músculos, vasos sangüíneos, estruturas ósseas e/ou órgãos. Uma vez que testes-padrão como raio-x, mielogramas, eletromiografias, não detectam restrições de fáscias, possivelmente uma porcentagem grande de pessoas que sofrem com dor ou restrição de movimentos em alguns membros, possam estar tendo problemas de fáscia, porém muitos não são diagnosticados dessa forma.

A qualidade visco-elástica do sistema fascial faz com que haja uma resistência à uma força aplicada à ela. Isto explica porque a forma mais antiga de liberação miofascial, que era uma tentativa de "forçar" um sistema que não pode ser forçado, produzia dor e resultados limitados.

A nova abordagem de John Barnes consiste de uma manobra suave e uma pressão sustentada sobre as restrições fasciais. O elemento "tempo" é essencial para esta técnica, que tem a ver com o fluido viscoso e o fenômeno "piezoelétrico": uma carga baixa (pressão suave) aplicada vagarosamente irá permitir que a fáscia média visco-elástica seja alongada.

A Liberação Miofascial de John Barnes oferece excelentes resultados para os seguintes problemas:

. Dor nas costas
. Dor cervical
. Dor de cabeça crônica
. Dores de cabeça
. Traumas de quedas
. Dores oro-faciais

Recomenda-se um mínimo de 2 sessões semanais no primeiro mês de tratamento e conforme as dores forem diminuindo, as sessões serão semanais até o desaparecimento do problema.


Rosana Ades - Terapeuta Holística
CRT 26721
Vitaluz - Tel.: 3672.0602



por Rosana Gelernter Ades   
Lido 10789 vezes, 37 votos positivos e 10 votos negativos.   
Visite o Site do autor.   

Gostou deste Artigo?
Sim Não    
Imprimir
este Artigo
Enviar para
um amigo
Outros Artigos
deste autor


© Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PRINCIPAL ARTIGOS
LOGAR PRODUTOS
ASSINAR SERVIÇOS
PARTICIPANTES EVENTOS