.
   
O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

A política do Pão e Circo

A política do Pão e Circo

A hist√≥ria pol√≠tica de Roma se estende de 752 a.C. at√© 476 d.C. e est√° dividida em tr√™s per√≠odos: Monarquia, Rep√ļblica e Imp√©rio.
A coragem, a honra e a força eram virtudes admiradas pelos romanos; os espetáculos que destacavam esses atributos eram valorizados e muito populares.

Durante o Imp√©rio Romano, as lutas de gladiadores, corridas e encena√ß√Ķes, serviram para desviar a aten√ß√£o da popula√ß√£o que habitava os dom√≠nios romanos. V√°rias s√£o as interpreta√ß√Ķes ‚Äď al√©m desta ‚Äď para explicar o fasc√≠nio dos romanos por esses espet√°culos sangrentos:

A oportunidade de poder estar "cara-a-cara" com o imperador, o castigo dos criminosos, - que servia de exemplo, a ostentação do poderio romano - através da exibição de animais e escravos trazidos de lugares distantes.
Todavia, dentre todas essas interpreta√ß√Ķes, a mais aceita √© a chamada "pol√≠tica do p√£o e circo" ou (panis et circenses). Por essa pol√≠tica, o Estado buscava promover os espet√°culos como um meio de manter os plebeus afastados da pol√≠tica e das quest√Ķes sociais. Era, em suma, uma maneira de manipular a plebe e mant√™-la distante das decis√Ķes governamentais.

Os Césares encarregavam-se ao mesmo tempo de alimentar o povo e de distraí-lo.
Havia distribui√ß√£o mensal de p√£es no P√≥rtico de Minucius, que assegurava o p√£o cotidiano. Os Cesares n√£o deixavam a plebe romana bocejar nem de fome nem de aborrecimento. Os espet√°culos foram a grande divers√£o para a desocupa√ß√£o dos seus s√ļditos, e por conseq√ľ√™ncia o seguro instrumento do seu absolutismo. Isso era um obst√°culo a Revolu√ß√£o em uma Urbe onde as massas inclu√≠am 150.000 homens desocupados que o aux√≠lio da assist√™ncia p√ļblica dispensava de procurar trabalho.

Para os espet√°culos eram reservados aproximadamente 182 dias no ano. (Para um dia √ļtil - um ou dois dias de feriado). Os espet√°culos que foram se desenvolvendo, cada uma dessas f√©rias romanas, tinha sua origem na religi√£o. Os romanos nunca deixavam de cumprir as solenidades, por√©m n√£o mais as compreendiam e os jogos foram deixando de ter um car√°ter sagrado e passando a saciar somente os prazeres de quem os assistia.

O p√ļblico ia ao circo como a uma cerim√īnia, usando a toga dos grandes dias, respeitavam a etiqueta ao levantarem-se para aplaudir as est√°tuas das divindades que eram carregadas antes das corridas ou lutas. Seguiam um ritual de comportamento e sabiam que se n√£o o seguissem seriam punidos.

Com o aparecimento das corridas e jogos de gladiadores o povo, em 164 a . C. estava desertando ao teatro.
Para o imperador esse contato com o p√ļblico era importante, pois ele n√£o corria o risco de isolar-se. O p√ļblico aplaudia com veem√™ncia cada apari√ß√£o, agitava len√ßos em uma sauda√ß√£o emocionante que tinha a modula√ß√£o de um hino e o acento de uma ora√ß√£o.

Durante os jogos o povo apreciava ver seu imperador descontrair-se e seguir com atenção as corridas e lutas demonstrando seus sentimentos.

Fonte: http://www.ciapavanelli.com.br/circo%20romano.htm

Publicado em: 6/7/2006

Compartilhe



.

Veja também mais artigos em Autoconhecimento

Quando o seu tikkun est√° em Aqu√°rio
Lembranças
Você quer encontrar o amor?
Os Tent√°culos
Comentário(s) - Ver Arquivo


As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor.
O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 49 ‚Äď KO - REVOLU√á√ÉO
Uma grande agita√ß√£o traz como resultados mudan√ßas radicais. √Č preciso mudar, mas aja sem ego√≠smo e n√£o prejudique os outros.


energia
Runas: Ehwas
Discernimento, movimentar assuntos complicados.


5
Numerologia: Mudanças
A energia √© nervosa e irrequieta Dia de muita excita√ß√£o e impaci√™ncia. A mudan√ßa e a aventura estar√£o em pauta. Momento para sair de situa√ß√Ķes estagnadas e de investigar novas oportunidades. Seja flex√≠vel a adapt√°vel.
 

 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Somos todos Telepatas!
2. Existem dores do corpo e existem dores da alma
3. A pergunta n√£o √© `e se?¬ī, mas sim `e quando?¬ī!
4. Autoestima
5. Gente, gente, muito viva, além...
6. Sonhos l√ļcidos, verdade ou fic√ß√£o?
7. Dicas para criar um nome para a sua empresa
8. O Signo Ascendente

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo

© Copyright 2000 - 2016 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2016 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2016 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade