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DESAPEGO
DESAPEGO

Não adianta "fecharmos as cortinas da janela da alma" a fim de levarmos uma vida de sonhos - repleta de pensamentos e vazia de experiências - , atenuando ou impedindo os estímulos externos. Isso é um "desapego defensivo", ou resignação neurótica, e não uma virtude genuína.

Denominamos "desapego defensivo" o mecanismo de fuga da realidade utilizado, de forma inconsciente ou não, por pessoas que possuem um constrangimento auto-imposto proveniente do medo de amar, ou mesmo de se perder na sede de amor por objetos, pessoas ou idéias e de serem absorvidas por enorme necessidade de dependência e de submissão fora do próprio controle.

Esse "desapego de proteção" tem como base profunda um processo mental ativado tão logo o indivíduo perceba algo ou alguém que tenha grande significado para ele, e que, se o perdesse, seria muito doloroso. Ele adota uma atitude de contenção dos sentimentos e se isola com indiferença e desprezo diante do seu mundo sensível.

Declara-se desinteressado e frio, mantendo por postura √≠ntima o seguinte pensamento: "eu n√£o me importo", quer dizer, "n√£o abro as portas do meu sentimento". (Ali√°s, a palavra "importar" vem do latim importare - "trazer para dentro" ou "trazer para si"). Assim, ele n√£o se sentir√° frustrado ou amea√ßado pelos conflitos, porquanto sup√Ķe ter atingido um "real desapego", quando, na verdade, apenas utiliza uma desist√™ncia da express√£o, do anseio, da vontade, da satisfa√ß√£o e da realiza√ß√£o pessoal, ou seja, restringe e mutila a vida ativa.

Por outro lado, o "desapego saud√°vel" √© uma viv√™ncia que leva ao crescimento √≠ntimo e uma expans√£o da consci√™ncia, enquanto a experi√™ncia defensiva conduz a um bloqueio das sensa√ß√Ķes, fazendo com que as pessoas vivam numa aparente fuga social, exibindo atos e comportamentos fict√≠cios, envolvidas que est√£o por uma atmosfera de falsa ren√ļncia e altru√≠smo.

√Č considerada pelos Esp√≠ritos Superiores como "duplo ego√≠smo" a atitude de certos "homens que vivem na reclus√£o absoluta para fugir do contato do mundo".

Não podemos nos esconder atrás de valores sagrados para camuflar conflitos de caráter afetivo, sexual, profissional, cultural, religioso - isso é escapismo.
Enfim, uma deser√ß√£o da participa√ß√£o social √©, na verdade, um fen√īmeno retardat√°rio do amadurecimento psicol√≥gico. Esse tipo de desapego, que parece ter como motivo um imenso desprendimento por bens materiais ou pessoal, comprova, acima de tudo, ser apenas um desejo de fuga ou um receio proveniente do ego√≠smo.

Uma atitude auto-imposta por d√ļvidas e desconfian√ßa, inseguran√ßa e temor, al√©m de nos auto-agredir, nos afasta do caminho natural e nos desvia do dinamismo evolutivo da Vida Providencial. N√£o adianta "fecharmos as cortinas da janela da alma" a fim de levarmos uma vida de sonhos - repleta de pensamentos e vazia de experi√™ncias -, atenuando ou impedindo os est√≠mulos externos. Isso √© um "desapego defensivo", ou resigna√ß√£o neur√≥tica, e n√£o uma virtude genu√≠na.

As criaturas do mundo estão cheias de fictícios desapegos que, na realidade, reduzem a visão da verdadeira espiritualidade, dificultando as muitas maneiras de despertar as potencialidades da alma.

Diz-se que um indivíduo "apegado" é indeciso e inerte, porque perdeu a conexão consigo mesmo; não sabe mais o que quer para si, não mais navegava os mares nem desbravava os continentes de seu reino interior - desviou-se de sua rota existencial.

Disse Jesus: "Em verdade, em verdade, vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer, produzirá muito fruto. Quem ama a sua vida a perde e quem odeia a sua vida neste mundo guardá-lá-á para a vida eterna".

O entendimento das palavras do Mestre pode nos libertar do sofrimento a que nos arremessou o apego.

O "amar a vida" ou "odiar a vida" a que Cristo se refere é, exatamente, o despertar ou a conscientização de que as coisas vêm e vão na nossa existência, e que é preciso adotar a prática do desapego em relação a elas. O apego é a memória da "dor" ou do "prazer" passado, que carregamos para o futuro. Atrás de cada sofrimento existe um apego.

"Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer, produzirá muito fruto".
Eis a excelência da mensagem: tudo em nossa vida terrena é transitório, vai passar; vai mudar e ir além... Os "grãos de trigo" vão tomar uma nova feição - se transformarão num imenso trigal e, mais adiante, se converterão na prodigalidade do alimento generoso.

Apego é a não-aceitação da impermanência das coisas. Na Terra nada se perpetua, somente a alma é imortal".

Do livro OS PRAZERES DA ALMA - Pagina 25-27 - editora BOA NOVA

Aproveite e leia: Co-dependência...

Publicado em: 9/5/2005

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