Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


LA CHAKANA E LLAMACÑAWIN -



Parte 2

Conhecidas como CRUZ DO SUL E OLHOS DA LHAMA estas constelações caminham juntas e foram anunciadoras dos ciclos cósmicos e do advento da água como símbolo renovador e de limpeza. Estas constelações seguiram seu caminho especialmente entre os equinócios e os solistícios como antecessoras de fenômenos estelares.
A constelação do Cruzeiro do Sul ou Chakana é vista no nosso tempo no hemisfério austral. Séculos antes da chegada de Jesus, o Cristo, aparecia um pouco mais ao norte e podia ser observada no horizonte sul do Mediterrâneo, isto levou a que os gregos a associassem à constelação de Centauro, cujas estrelas Alfa e Beta estão alinhadas com a Chakana e recebem o nome de Lamacñawin(olhos da lhama). A Cruzeiro foi a principal constelação indicadora das coordenadas.O sul é a direção mais fácil de ser encontrada, somente basta traçar uma linha desde a sua estrela superior projetando-a até sua estrela mais distante ou oposta, esta projeção nos assinala o céu do Sul. No século XV, Vasco da Gama descobriu A Cruzeiro do Sul em uma de suas viagens pelo sul da África e entrou nos catálogos do Ocidente a partir de 1603, graças à intervenção do astrônomo J.Bayer. Em Machu Picchu, a Mesa da Chakana ou Rocha de Oferendas é onde se observa o fenômeno no mês de maio ao amanhecer, numa projeção de luzes e sombras. Também na pedra que representa a constelação da Cruz, na Plaza Sagrada podemos observar a partir do amanhecer uma projeção de sombras que vai formando a silhueta da cabeça da Lhama, que à medida que o sol se ergue vai acordando. A constelação do Cruzeiro do Sul serviu como base para a criação do símbolo escalonado perfeito que veio a ser a Chakana ou Cruz Andina, símbolo que foi o resultado da evolução do movimento da constelação. Em sua cosmovisão o homem andino viu que a Chakana estava sempre acompanhada de LLamacñawin ou Lhama Sideral e podemos vê-las no mês de maio quando a constelação da Chakana está na sua posição mais alta e vertical e Llamcñawin (olhos da lhama) a acompanha. Este acompanhamento tem um sentido simbólico-oculto pois se diz que Os Olhos da Lhama, as estrelas Alfa e Beta de Centauro, sempre seguem a Chakana ou Cruz do Sul. Esta manifestação se movimenta paralelamente às estações de chuva e seca.
O símbolo da Chakana tem mais de 4.000 anos. A festa de 03 de maio coincide com o fim da época das colheitas e com base nas leis de reciprocidade com o cosmos, agradecem à Cruz do Sul que é fundamental para a informação sobre o desenvolvimento agrícola. Os ritos dão de purificação e reconhecimento dos ciclos da vida e por isso agradecem ao Sol(energia cósmica) e à Pachamama(que é a mãe terra) pela vida.

A CHAKANA representa O HOMEM COMPLETO.

EL DESPERTAR DEL PUMA - Caminho Iniciático
JAMES ARÉVALO MEREJODO- CHASKI
Tradução - Claudette Grazziotin


Publicado em:
Compartilhe





As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor.
O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade