Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


O Universo da Aromaterapia  
Home > Espiritualidade

O Universo da Aromaterapia

por Márcia Cristina Fernandes


É realmente um universo de potencial que a natureza vem trazendo ao homem por tempos longínquos... Até chegar ao momento atual, a Aromaterapia percorreu sutilmente fatos da história da humanidade e diferentes culturas sempre com o desejo de fazer-se presente na busca da harmonia, bem estar e prazer.

Aqui, um vôo panorâmico pela história da Aromaterapia:

- Aroma: palavra de origem grega que designa "fragrância"; terapia significa tratamento -> assim temos um tratamento curativo através do sentido do olfato. Os aromas são percebidos pelo sistema límbico, parte do cérebro conectado à emoção.
- Inúmeras bibliografias apresentam a história da Aromaterapia segundo épocas, povos e culturas
* homens das cavernas usavam ervas aromáticas para afugentar maus espíritos.
* os egípcios mumificavam seus corpos; acreditavam no valor antisséptico e na força da erva para conservar-lhes imortais; usavam também na massagem.
* os gregos as usavam para combater pragas, nas massagens e terapêutica.
* os romanos utilizavam em massagens após os famosos banhos públicos.
* os reis magos presentearam Jesus com mirra e incenso, ofertando-lhe proteção.
* os chineses são grandes conhecedores dos poderes medicinais da ervas.
* os asiáticos desenvolveram cosméticos.
* os indianos usam as plantas aromáticas associadas a Medicina ayurvédica.
* na época das Cruzadas, muitas ervas e aromas surgiram do Oriente Médio.
- Nicholas Culpepper é um dos grandes nomes dos estudos dos Aromas: médico conhecido em sua época como grande conhecedor de medicamentos feitos com ervas era também astrólogo e estabeleceu-se em Londres; em 1653, publicou um livro com 369 remédios feitos de ervas inglesas.
- Embora o conceito de "curar com aromas" refira-se a cerca de 6000 anos o termo Aromaterapia surgiu em 1928 com o químico francês René Maurice Gattefosse o qual interessou-se pelo uso terapêutico dos óleos essenciais após ter queimado severamente sua mão em uma explosão no laboratório da família. Havia por perto um vidro de óleo de Lavender. Usou-o instintivamente sobre o ferimento e ficou impressionado com o resultado de cura.
- Jean Valnet é outro nome significativo da história da Aromaterapia. Usou alguns óleos como Lemon e Chamomile nas feridas e queimaduras de seus pacientes durante a guerra.
- Marguerite Maury introduziu a Aromaterapia na Inglaterra e pesquisou os óleos a serem utilizados a saúde e estética.
- Além do uso na Medicina e em diversos rituais religiosos, os óleos essenciais são amplamente usados na indústria de cosméticos e perfumaria.
- Os óleos essenciais são extraídos de diversas partes da planta: resina, raiz, galhos, folhas, frutos e flores.
- Óleos essenciais são obtidos por destilação à vapor, extração por solvente, por dióxido de carbono ou prensagem a frio.
- A Aromaterapia vem tomando grande espaço entre as abordagens terapêuticas não convencionais especialmente em alguns países europeus como a Inglaterra e também nos Estados Unidos.
- A escolha do aroma deve considerar a indicação feita pelo profissional em acordo com o paciente, pois é essencial que este goste do aroma.
- estudo da Aromaterapia é ponto de interesse em diversas áreas: Psicologia, Biologia, Imunologia, Neurofisiologia, Metafísica, Química, Ecologia e Terapias Avançadas e Naturais.
- A Aromaterapia é mais do que um acessório da moda. Já se sobressai como recurso que beneficia os seus usuários, oferecendo-lhes através de diversas fragrâncias a possibilidade de promover relaxamento e equilíbrio, reduzir o stress, estimular a performance mental, elevar o humor, estabilizar comportamentos e auxiliar nos relacionamentos. É uma promoção de cura que volta às origens do xamanismo, porém com o atestado científico de comprovação de eficiência.
- mundo da cosmética está atento às propriedades das ervas e dos aromas. Observe: cremes, shampoos, creme dental, sabonetes líquidos para banho. Além disto, há as velas perfumadas, incensos e objetos decorativos.
- É importante ficar de olho na qualidade !! Os óleos usados na Aromaterapia tem que ser 100% puros !! Um óleo de qualidade inferior pode causar dor de cabeça no ato que é inalado. E muitas perfumarias apenas dão aquela sensação de cheirinho agradável, mas na verdade não tem efeito terapêutico devido a ausência de princípio ativo.
- Muitos produtores em diversas partes do mundo dedicam-se a produção e colheita das plantas que dão origem aos óleos essenciais. Exemplos disto são as magníficas plantações de Lavender nos famosos campos de Provence na França e Norfolk na Inglaterra.
- Em média, são necessários 70 Kg de planta para produzir cerca de 2 litros de óleo essencial. Eis por que os óleos puros tem preços tão altos.
- Algumas plantas são colhidas pela manhã, outras à noite, sempre no auge de sua aromatização.



Compartilhe



Márcia Cristina Fernandes é Terapeuta Floral e Aromaterapeuta,
docente e supervisora do curso de Pós Graduação
em Terapia Floral do IBEHE. Conheça o teste dos Florais e
Conheça os auto-testes de Aromaterapia
Email: marcia_flower@yahoo.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 58 – TUI – ALEGRIA
É tempo de muita harmonia. O segredo do sucesso é ser alegre e sereno.


energia
Runas: Urus
Creia! As transformações trazem amadurecimento.


16
Numerologia: Interiorização
O dia pede calma e serenidade, leia um livro, ouça uma musica relaxante. Detenha-se nos planos pessoais e no caráter não-material de suas expectativas de vida. Siga o fluxo e faça uma profunda introspecção para descobrir aspectos do seu verdadeiro EU.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade