Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


O que significa ter sonhos repetidos?  
Home > Psicologia

O que significa ter sonhos repetidos?

por Silvia Malamud


Se você sonhar o mesmo tipo de sonho mais de uma vez, estará tendo o que é conhecido pelo nome de sonho recorrente. Às vezes eles aparecem como se fossem o desenrolar de uma história paralela de vida que acontece apenas no universo onírico, mas não se engane, esses sonhos sempre terão relação com a sua vida desperta, podendo se repetir anos a fio, enquanto determinadas questões emergenciais não forem redimensionadas... Se acaso fizer anos que algum sonho apareceu e o mesmo insistir em se repetir, até se vier em meio a algumas variações, ainda assim, entrará na categoria de sonho recorrente. Tenha total convicção de que se ele apareceu novamente, é porque existem histórias que não foram devidamente solucionadas.

Você pode passar pelo mesmo sonho uma vez por semana, uma vez por mês ou uma vez por ano. Não importa o quão distante os seus sonhos são, o que vale é o recado do sonho que se repete. Se para a maioria de nós já é difícil entender o significado de um sonho qualquer, imagine um que insiste em se repetir... Já pensou nisso?

Uma das características mais incríveis destes eventos oníricos, é que eles jamais passam desapercebidos e nunca são esquecidos. A mente costuma receber as lembranças de modo involuntário, como se elas ficassem passeando pelo cérebro de tal modo, que mesmo sem convite, vez por outra os fragmentos ressurgem.

Um paciente adulto me contou que sempre tinha o mesmo sonho, onde ele era ridicularizado pelos seus colegas de escola. Esse paciente veio em busca de terapia porque ficava muito infeliz por conta de suas constantes e inconvenientes reações agressivas com os outros. Num dia, após trabalhar em terapia quando era possuído por tais aspectos reativos e agressivos, percebeu que em determinados momentos agia como se fosse possuído por um outro eu e que depois de um tempo não muito extenso, sobrevinha um eu mais adulto e mais organizado que ficava perplexo e muito triste por conta de tais "possessões".

Contou que toda vez que se conscientizava da sua reatividade, sentia como se estivesse despertando de um pesadelo recorrente em sua vida, porém acordado (e não seria?). Na mesma noite, que tratou a fundo sobre este assunto, teve o tal sonho recorrente, só que desta vez, ainda dentro do sonho, adquiriu consciência de que já estava adulto, que o ocorrido estava no passado e que agora as situações, sejam elas quais fossem eram diferentes do tempo quando ele não podia se defender porque se sentia inseguro e com sentimentos de menos valia.

No termino dessa percepção, acordou dentro do sonho, entendeu o recado que era oferecido para curar a sua angústia maior e quando abriu os olhos pôde despertar no sentido mais amplo que esta palavra pode significar. Não mais precisou passar por este tipo de situação recorrente e agressiva em sua vida, que era como se fosse um pesadelo desprovido de poder pessoal, o que dificultava a resolução do conflito.

Este caso especifico, evidenciou que o sonho recorrente estava querendo exaustiva e incansavelmente alertar sobre o início de tudo, apostando na possibilidade do protagonista passar por uma cura emocional e evolução espiritual.

Sonhos recorrentes sempre nos oferecem oportunidades para que possamos nos resolver. Mostram caminhos para uma vida mais desperta e repleta de outras possibilidades além dos sonambulismos que somos acometidos, às vezes, por toda uma vida.

Fico pensando se estes recados advindos dos sonhos, se não seriam nossos "anjos da guarda" nos enviando mensagens de cura e evolução, mas na linguagem deles, que é simbólica. Talvez as nossas vidas e tudo o que vivemos, por mais concreto que pareça ser, apenas são simbolismos que refletem como um espelho tudo o que se passa em nossas almas. Pela realidade externa, portanto, poderíamos ter a visão em raio X das nossas vivencias transcendentes e de alma. Precisamos apenas saber descodificar o que é criado por nós e que está muito além da forma como a concebemos e vemos. Ao que parece, toda a manifestação criativa da alma, vem por meio simbólico, bem como os nossos sonhos e pesadelos, mesmo quando estamos sonambulicamente acordados.

Dicas

1 - Faça um diário de sonhos e, na medida do possível, a cada vez que acordar, antes ainda de se levantar, invoque lembranças que podem vir. Anote detalhes e mesmo se não tiver uma sequência lógica, anote.

2 - Observe os elementos e situações em comum que existem em cada sonho e na sua vida prática. Observe se acontece alguma mudança em relação as ações e nos cenários dos sonhos e busque fazer um paralelo com a sua vida prática, com seus anseios, seus desejos, suas dificuldades, memórias e traumas. Lembre-se que sonhos recorrentes cessam quando seus conflitos são resolvidos e que estes inclusive podem começar a serem resolvidos dentro dos próprios sonhos.



Compartilhe



Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos
Visite seu Site
Email: malamud.silvia@gmail.com
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. 3 estratégias para deixar um homem completamente apaixonado por você!
4. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quem procurar quando não estou bem?
7. Não existe coincidência no universo
8. 3 hábitos que você precisa eliminar agora se deseja ser feliz no amor!


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade