Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Conhecendo alguns aspectos do desenvolvimento narcísico  
Home > Psicologia

Conhecendo alguns aspectos do desenvolvimento narcísico

por Silvia Malamud


Pelo olhar da psicologia, existem vários estados de desenvolvimento para que aconteça a maturação do nosso psiquismo até que conquistemos um estado de `adulteza´ emocional. Dentre essas várias etapas, existe a passagem conhecida pelo nome de narcisismo.

Todos nós passamos por duas etapas do narcisismo, a primeira ocorre logo nos meses iniciais de vida e é conhecida como narcisismo primário. Neste tempo, por não termos capacidades neurológicas e cognitivas suficientemente desenvolvidas, não somos capazes de discernir que existe um mundo externo fora de nós. Nessa época, portanto, quando passamos por alguma necessidade, como não há distinção entre o que está dentro e o que está fora de nós, a percepção seria algo como se uma mamadeira ou mesmo uma mãe fossem parte do nosso próprio corpo. Com isso, tudo o que surgia de fora em nome de satisfazer as nossas necessidades, pareceria vir de modo mágico e sem a percepção de que seres humanos estariam do lado de fora cuidando de nós.

Nessa primeira fase do desenvolvimento psíquico que passa pela etapa do narcisismo, não há diferenciação externa tanto de objetos, como de pessoas. Esse é um funcionamento em que a satisfação do prazer está no autoerotismo, ou seja, no prazer retirado de si mesmo, na satisfação do próprio corpo.

Depois disso é a vez do narcisismo secundário; nesse tempo, começamos a perceber que existem pessoas e objetos e vamos aprendendo a reconhecer quando e se estes podem nos causar prazer ou dor. Já somos capazes, portanto, de diferenciar o nosso próprio eu juntamente com o nosso corpo, do que está fora nós. Com isso vamos tendo consciência das nossas identidades, das nossas necessidades e vamos percebendo que pessoas, situações e objetos podem ou não nos satisfazer. Desenvolvendo a identificação das necessidades, como quem ou o que as satisfaz. E como temos pulsões, acontece o que costuma se chamar de "investimento objetal" , que em geral se dirige para a mãe e para o seio, enquanto ainda se mama, como sendo uma parte do objeto total.
Existe um momento de transição quando percebemos que o seio da nossa mãe não está presente e disponível sempre para e que por vezes ela pode estar a serviço de outros e não só em função de nos satisfazer. Este é um momento de crise, onde deixamos de nos conceber como uma majestade e nos sentimos como se tivéssemos sido destronados. Isso é o que costumeiramente é nomeado de " ferida narcísica".
A partir dessa vivência, a meta será a recuperação deste trono e do amor absoluto já viivenciado. Seria o trauma da onipotência perdida.

No narcisismo saudável ocorre a percepção do eu, sendo que o próprio corpo e sua imagem também são identificados como partes integrantes do si mesmo. Existe uma diferenciação consciente entre o eu e o outro podendo acontecer relacionamentos pela via positiva.

Quando existe falha nesse processo evolutivo, o outro continua a ser um objeto não diferenciado e frequentemente manipulado para a satisfação das necessidades da sua majestade o bebê-adulto!
(os motivos das falhas desse desenvolvimento estão amplamente divulgados em outros artigos de minha autoria)

Quanto mais despertos, melhor!



Compartilhe


Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos
Visite seu Site
Email: malamud.silvia@gmail.com
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Previsões das Runas pra 2018
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. O que significa ter sonhos repetidos?
5. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Quais os efeitos de Saturno nas Casas Astrológicas?
8. O Limão na Gravidez e Amamentação


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade