Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Home > Oráculos

A Numerologia e a educação dos filhos

por Sonia Weil


Para a Numerologia, cada ser é único no universo, e a sua maior responsabilidade é descobrir-se na sua originalidade e encontrar seu próprio eixo.

Embora viva em sociedade, cada pessoa tem uma trajetória e um aprendizado absolutamente pessoais (e que estão expressos no seu mapa numerológico), e só ela pode dar sentido aos eventos da sua vida (que, por sua vez, estão aí para que ela se realize neste aprendizado).

Buscar-se é um processo árduo e, na maior parte das vezes, confuso. E, no entanto, é só nesse encontro de si mesmo, que o homem pode achar o seu lugar e função no mundo.

O ponto de partida e de chegada é o Ser: como ele é? Quais são as suas necessidades mais profundas de realização? Quais são os seus talentos naturais? Qual é a sua vocação?

Novamente mostram-se eternas as palavras no portal do Templo de Apolo: “Homem: conhece-te a ti mesmo”!

A Educação é um dos sustentáculos mais importantes neste processo. Não utilizo aqui o seu sentido mais comum, que a vê como um processo de socialização, que prepara o ser humano para viver em grupo. Fortemente ligada à idéia de instrução e de aprendizado do conhecimento considerado relevante nas várias áreas, ela tem ainda a função de integrar o homem aos comportamentos, normas e leis sociais.

Refiro-me à Educação a partir de outro enfoque: como um processo que ajuda a criança/adolescente/homem a se tornar ELE MESMO.

Em meio a tantas informações que são trazidas pelos meios de comunicação de massa, com tantos “modelos desejáveis” e ainda as expectativas dos pais e amigos, é muitas vezes necessário um processo educativo que ajude a desvendar e “partejar o ser” (como na maiêutica* de Sócrates), para que se consiga deixar de lado algumas noções socialmente aceitas, e se traga à tona as suas próprias verdades.

Educar-se é, assim, ir na direção de si mesmo e desenvolver os seus potenciais naturais.

E educar o filho passa a ter o sentido de ajuda-lo a descobrir e a desenvolver os seus talentos e habilidades. Esta é uma das tarefas mais difíceis e importantes dos pais, uma vez que ela vai participar diretamente da construção de um adulto saudável e integrado ou infeliz e neurótico no futuro.

E é nesse sentido que a Numerologia pode auxiliar os pais. Mostrando desde cedo quais são as principais características e talentos da criança, e como desenvolve-las da melhor maneira possível. Deixando claro quais as dificuldades que devem ser trabalhadas desde o início, para que a criança ou adolescente possa tomar consciência e superá-las.

E, principalmente, dando indicações de como lidar com a criança, para que os pais, mesmo com a melhor intenção, não projetem sobre os filhos as suas próprias expectativas de como “eles deveriam ser”, esquecendo-se de que eles são seres diferenciados, com processos emocionais e mentais próprios.

Uma criança que tenha um Número 7 muito ressaltado no mapa, por exemplo, será sempre mais sensível e introspectiva, e por mais que os pais queiram torná-la um extrovertido “centro da festa”, isto será muito difícil para ela. No entanto, se os pais a matricularem num curso de desenho ou de música, descobrirão que toda essa sensibilidade terá um direcionamento adequado, já que ela tem ouvido musical e um talento natural para atividades que exijam atenção à detalhes e capacidade analítica.

Por outro lado, se os pais de uma criança que tenha forte o Número 5 quiserem que esta seja muito disciplinada e organizada (características do Número 6), descobrirão – muitas vezes a duras penas – que a sua atenção é multidirecionada, e ela precisa estar envolvida com muitas atividades diferentes ao mesmo tempo, para estar verdadeiramente motivada. Isso pode fazer com que ela se interesse por assuntos variados, e esteja sempre buscando experiências novas, cansando-se quando elas entram na rotina.

Muitas vezes é interessante fazer o mapa do pai ou da mãe, e compará-lo ao do filho, para verificar como se dá esta relação, e de que maneira ele precisa adequar a sua forma de agir à natureza da criança.

Uma mãe que tenha o 11 como Número predominante sempre buscará filhos de forte personalidade, uma vez que ela admira pessoas batalhadoras e guerreiras, e acha que elas terão maior capacidade de se realizar na vida.

E o que ela fará com uma filha que tenha muito definido o Número 2, trazendo grande sensibilidade emocional, necessidade de empatia e compreensão, e um tempo maior até conseguir partir para a ação?

Se não tiver esclarecimentos sobre as profundas diferenças entre a sua natureza e a de sua filha, essa mãe possivelmente agirá de maneira incisiva, procurando estimular a criança a ser “forte” e “decidida” como deseja, e acreditando que esta é a melhor maneira de educar a filha para a luta da vida - mas não terá sucesso, já que a criança precisa de delicadeza no trato para reagir favoravelmente, e sob intensa pressão, fica perdida e muito fragilizada.

Cada um é o que é, e pode funcionar de maneira ótima somente a partir de suas próprias referências. Hermann Hesse expressa essa idéia de maneira muito clara, quando diz:

“Quando um ser humano procura realizar-se
aproveitando os dons que lhe foram concedidos pela natureza
faz o que há de mais elevado
e de mais exclusivamente pleno de sentido
entre tudo quanto possa efetuar”.


* maiêutica: Processo dialético e pedagógico socrático, em que se multiplicam as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto em questão. (Aurelio)

Compartilhe



Sonia Weil é é professora de Comunicação Social e pesquisadora na área de Numerologia, onde atua com consultas, cursos e palestras desde 1986. Realiza também palestras e workshops sobre a Lei da Atração (do filme O Segredo) em empresas e institutos esotéricos.
Para ler outros artigos e saber mais sobre os atendimentos e cursos, visite seu site
Se quiser agendar uma consulta, entre em contato.
Email: soniaweil@uol.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Aniversário do Brasil 2017: o que vem por aí?
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Guia dos Cristais e seus Poderes Curativos
5. Você está confuso? Não sabe que caminho seguir? Siga o fio de Ariadne!
6. As Profecias de Chico Xavier
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. Até quando vale a pena lutar por um amor?


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade