Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Shantala: massagem e carinho para o seu bebê  
Home > Autoconhecimento

Shantala: massagem e carinho para o seu bebê

por Adília Belotti


Os médicos não cansam de recomendar: bebês saudáveis e tranqüilos em geral são aqueles que desenvolvem vínculos fortes com os adultos que cuidam deles. Mas para muitas mães, a hora da mamada acaba sendo o único momento de verdadeira intimidade com o filho. E mesmo nesta hora, o corre-corre da vida pode acabar atrapalhando. Que tal tirar alguns minutos para fazer um exercício de concentração e de amor junto com seu bebê?

Shantala, uma massagem especial para bebês, baseada na yoga e na medicina ayurvédica, oferece uma lista enorme de benefícios, sendo o mais forte deles o contato prazeroso entre pais e filhos. A técnica - uma seqüência de movimentos feitos através dos dedos e que passa por todos os chacras do corpo - foi trazida da Índia pelo famoso obstetra francês Fréderick Leboyer nos anos 70. Em seu país de origem, a massagem é ensinada de mãe para filha, uma tradição oral que não recebe nenhum nome específico. No Ocidente, a técnica foi batizada de Shantala pelo obstetra, uma referência à indiana que lhe ensinou a técnica e se deixou fotografar massageando uma criança. Essa moça chamava-se Shantala e o material colhido por Leboyer deu origem ao primeiro livro sobre o tema.

No Brasil, a Shantala é pouco conhecida, mas já possui uma lista considerável de adeptos. É bom lembrar que a prática não necessita ser conduzida apenas pelas mães: os pais têm carta branca para estabelecer esse lindo contato familiar.

Benefícios
Bastam alguns minutinhos diários da Shantala para deixar o bebê mais tranqüilo. A Shantala tonifica músculos e articulações, ativa a circulação sangüínea e atua como um método preventivo de cólicas, insônia e falta de apetite, além de estimular a coordenação motora. A instrutora Cristiana Faria do Amaral ensina a técnica para as mães aplicarem em seus filhos e ressalta mais um ponto interessante sobre a massagem: "a Shantala mexe muito com a auto-estima das crianças", diz a especialista. Acredita-se, inclusive, que bebês que recebem as massagens tornam-se adultos mais equilibrados.

Cristiana conta uma história que ilustra bem a questão da auto-estima: "certa vez, uma amiga em viagem pela Índia conheceu um jovem guia, com cerca de uns 10 anos. O menino era bem feio e magrinho e numa das conversas com a minha amiga soltou a seguinte frase: "Sou forte e bonito assim porque minha mãe fez massagem em mim quando era um bebê!".

Toques de amor
Brincadeiras à parte, a Shantala requer alguns cuidados indispensáveis. Como se trata de uma verdadeira troca de energia, a mãe deve estar relaxada na hora do contato. "Qualquer sinal de estresse ou ansiedade passa para a criança", alerta Cristiana. A instrutora orienta as mães a relaxarem junto com seus bebês: "aproveite ao máximo esse momento de intimidade, olhe nos olhos de seu filho, estabeleça uma comunicação não-verbal", diz.
Francisco tem 4 meses e está em seu primeiro mês de Shantala. Sua mãe, Andréa Almeida Prado, confessa que às vezes chega a "relaxar mais que o próprio Francisco".
A Shantala pode ser praticada em todos os bebês de um mês em diante até quando ele quiser ou quando a rotina da mãe permitir.
A própria posição em que ficam mãe e bebê durante a massagem ajuda a criar o vínculo tão importante. Sentada no chão e com as pernas estendidas, a mãe recebe o bebê em seu colo, facilitando o toque e a troca de olhares.

O ambiente deve ser calmo e aquecido. Antes da massagem, um óleo vegetal sem conservante e sem perfume deve ser aplicado no corpo do bebê. Não existe um horário determinado para a massagem, mas é importante que a criança não esteja de estômago cheio, nem vazio e que esteja descansada, sem sono. O bebê deve estar predisposto e participativo, "A mãe não pode forçar nada, se a criança estiver reclamando ou dormindo, é preciso parar", alerta Cristiana. "Tem que ser uma relação prazerosa", diz. Esse também é o motivo pelo qual a Shantala não deve ser feita quando a criança está doente.
Andréa conta que a primeira vez que Francisco foi massageado, sua reação foi superpositiva: "Ele riu o tempo todo".

De fato a Shantala faz a criança sentir-se amada. Precisa de mais algum argumento?

Agradecimentos: Cristiana Faria do Amaral - Instrutora de Shantala há 1 ano e meio, foi aluna da professora Fadynha, que introduziu a técnica no Brasil. O curso da professora é ministrado no Instituto de Yoga e Terapias Aurora, no Rio de Janeiro. Email: cristiana_faria@uol.com.br
Artigo de Maria Letícia Zioni Gomes

Compartilhe



Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro: Toques da Alma, clique e confira.
Email: adiliabelotti@gmail.com
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 55 – FENG – ABUNDÂNCIA
Dia favorável para realizar coisas importantes e úteis para si mesmo e para os outros. Aproveite o momento.


energia
Runas: Berkano
Fertilidade, crescimento de situações estagnadas.


27
Numerologia: Plenitude
Dia para concluir tudo que for possível e planejar metas futuras. Combata qualquer sensação de derrota e cultive o otimismo e a autoconfiança. Aja de boa vontade e não deixe que o dia termine antes de resolver conflitos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Dicas para melhorar a Energia
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. 3 venenos extremamente perigosos para o amor!
5. A Oração do Perdão
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
8. Sobre abuso emocional perverso


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade