O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Home > Espiritualidade

As oito dúvidas mais freqüentes

por Thais Accioly


Ao longo destes últimos meses tenho recebido inúmeros e-mails com perguntas sobre o uso das essências florais, o que muito me alegra.

Resolvi, então, selecionar apenas algumas, oito delas, as mais freqüentes, para compartilhar com vocês, neste momento.

Mais para frente pretendo responder através do site Vida Nova muitas outras questões, que me chegam via e-mail, ampliando a possibilidade de oferecer informações para um universo maior de pessoas, sobre a cura através das essências florais.

1. Podemos preparar fórmulas com mais de cinco essências florais?

O limite ideal para se preparar uma fórmula com essências florais para si ou para alguém é a necessidade daquele que vai fazer uso dessa fórmula.
Há pessoas que, por exemplo, necessitam de 3 essências, outras de 24 essências numa mesma fórmula. Não existe uma regra fixa.
A confusão sobre quantas essências florais utilizar em cada fórmula surgiu por causa da interpretação extensiva feita a partir de alguns estudos do Dr. Bach no início de sua pesquisa.
Quando ele tinha poucas essências florais desenvolvidas, e pesquisadas, ele criava fórmulas para seus pacientes com 6 essências, 9 essências florais. Porém ao finalizar seu trabalho, percebemos que não havia regra fixa, ora ele criava fórmulas com poucas essências, ora com muitas essências florais.
A necessidade do paciente é que determinava quantas essências entrariam na fórmula de florais.
Depois de Dr. Bach, diversos outros pesquisadores produziram novas essências florais, e criaram fórmulas compostas às vezes com poucas essências e às vezes com muitas essências florais, dependendo do tema proposto a ser tratado.
Portanto a resposta para essa pergunta é sim, pode-se preparar uma fórmula de florais com diversas essências. O importante é que se saiba o que se está fazendo, ou seja, que se conheça os efeitos das essências florais que se está usando, e que estão interagindo em sinergia, e também a questão que se está tratando.

2. Como as essências florais atuam?

Elas atuam num nível sutil de nosso ser, no nível de nossa alma. Segundo Patrícia Kaminski e Richard Katz, em seu livro O Repertório de Essências Florais, da editora TRIOM, as essências florais são altamente diluídas, sob um ponto de vista físico, porém contêm um poder sutil... pois incorporam os padrões energéticos específicos de cada flor. Seu impacto não é o resultado de alguma interação bioquímica direta na fisiologia do corpo. Pelo contrário, as essências florais atuam através dos vários campos de energia humana, os quais por sua vez influenciam o bem estar mental, emocional e físico.
Assim, as essências florais não atuam através da bioquímica de nosso corpo físico. Eles são tão diluídos do ponto de vista físico, que se poderia pensar que não passam de placebo.
Todavia trazem em seu conteúdo padrões vibracionais da planta que lhe deu origem, e esta energia contida no floral é que propicia a cura de estados emocionais, mentais e espirituais negativos, distorcidos, ou adoecidos. E é claro que quando estamos em harmonia emocional, mental e espiritual nosso corpo físico reage a este padrão de equilíbrio, harmonizando-se também.
As essências florais ampliam a capacidade de comunicação entre a alma e a personalidade, desbloqueando e limpando este canal de comunicação, aproximando-nos assim de nossa verdadeira natureza, e através dela criando-se a possibilidade de passarmos a ter e manter uma sintonia mais fina, sutil e amorosa com a natureza da Terra, o que por si só promove imenso bem estar e saúde.

3. Por que os florais têm a capacidade de modificar as pessoas?

Os florais não têm em si o poder de transformar as pessoas. Este poder de transformação e de mudança é nosso. Nós é que somos os artífices de nossas vidas e das mudanças que operamos em nós mesmos.
Mas eles auxiliam nos processos de mudança e transformação do nosso ser.
Como comentava na resposta à pergunta anterior, os florais desbloqueiam os canais de comunicação entre a personalidade e a alma, ajudando-nos a entrarmos em contato com aquilo que somos e desconhecemos, ajudando-nos a acessarmos virtudes, qualidades, dons, talentos que estavam adormecidas.
De posse do nosso próprio bem, do melhor que possuímos temos mais força para mudar.
Por exemplo, uma pessoa negativa, pessimista, escolhe tomar uma essência floral como a Gentian do Dr. Bach, e esta é uma essência floral que auxilia no desenvolvimento da fé, da esperança, da certeza do bem. O que ocorre é que em contato com esse padrão vibratório mais elevado da essência floral, que estimula um estado de alma mais positivo similar ao da essência floral usada, a pessoa pode entrar em sintonia com as qualidades que possuía sem saber, e que têm o mesmo padrão vibratório da essência floral Gentian que são a fé, a esperança, e a certeza do bem, dissipando assim o negativismo.
Dr. Bach dizia que os florais nos ajudavam a corrigir falhas de nossa personalidade, e que estas falhas eram a causa de nossas doenças, e que quando assim fazíamos nossa saúde física e mental poderiam retornar. Pois os florais trazem um estado de harmonia a todo nosso Ser.
(referência: texto Liberte-se, escrito em 1932 por Dr. Edward Bach).

4. É aconselhável se auto indicar essências florais? Como fazê-lo? Como saber qual essência floral é a mais indicada?

Qualquer pessoa pode auto indicar essências florais, desde que ela busque se auto conhecer, e descobrir em si aquilo que se apresenta disfuncional, ou seja, seus defeitos de personalidade ou seus conflitos, para então escolher uma ou mais essências florais que estimulem o aparecimento da qualidade oposta àquela falha.
Na escolha da essência floral mais indicada, não se leva em consideração o tipo de doença que se traz no corpo físico. Deve-se buscar somente o estado mental, ou seja, como a pessoa sente e vê a vida, e que lhe cause conflitos, gere desarmonias ou sofrimento.
Lembrando sempre que ao corrigirmos estes padrões negativos de personalidade nosso corpo encontra um melhor ponto de equilíbrio. Pois, nossa mente interage o tempo todo com nosso corpo criando saúde ou doença, sistematicamente.
Então ao nos observarmos e descobrirmos aquilo que em nós é negativo devemos buscar entre as descrições das qualidades de cura das essências florais, aquela ou aquelas que mais nos auxiliarão.
Algumas pessoas gostam de usar processos intuitivos para encontrar a essência floral mais indicada, o que é válido, desde que se tenha habilidade e desenvoltura em usar a intuição, e também que não se pretenda interromper ou substituir o esforço mental e espiritual necessário ao processo de auto conhecimento.
É muito importante no processo de auto escolha das essências florais que se conheça o sistema de cura que a terapia floral oferece, pois a terapia floral é um processo de cura com estágios de desenvolvimento.
Caso você não se sinta à vontade para escolher para si mesmo os florais mais indicados, é hora de procurar um Terapeuta Floral.
E isto nos remete à próxima pergunta:

5. Que tipo de profissional está capacitado para indicar essências florais?

O terapeuta floral é o profissional capacitado para lhe acompanhar numa jornada de cura com as essências florais.
E não dá para confundir um terapeuta floral, com alguém que leu um livro sobre a cura com as essências florais, ou que fez alguns cursos, mas não tem formação adequada para fazer um acompanhamento terapêutico.
Qualquer pessoa, como já disse, pode se auto indicar, ou seja, escolher para si mesmo, e para aqueles com quem convive e ama, as essências florais adequadas, mas não podemos considerar esta pessoa um terapeuta floral, só porque ela conhece algumas essências florais, ou algum sistema de essências florais.
Um terapeuta deve entender do desenvolvimento humano, da alma humana, deve ter noções de ética profissional, de atendimento pessoal, precisa saber sobre a linguagem específica das flores e da cura através das flores, bem como conseguir ler na história de vida pessoal, de seu paciente, o que está subentendido, o que está nas entrelinhas, para compreender o trajeto de cura pelo qual a pessoa esta caminhando, ou seu trajeto de desenvolvimento. Além de estar trilhando seu próprio caminho de desenvolvimento pessoal.
Portanto, é claro que fazer um curso de final de semana, por exemplo, sobre um sistema de essências florais, pode capacitar alguém a escolher as essências para si mesmo e para os que ama, mas um curso como este, isoladamente, não dá condições de acompanhar terapeuticamente o trajeto de cura emocional, mental, espiritual, ou relacionado às energias de uma outra pessoa.

6. Qual é a duração do tratamento?

Depende do que se está tratando e de quem se está tratando. Pois, quem determina o ritmo do tratamento é o paciente.
Casos crônicos, ou seja, estados mentais negativos, ansiedades, medos, culpas, tristezas, que carregamos por anos, tendem a levar mais tempo para serem tratados, do que algo que acabou de surgir na vida de uma pessoa.
Lembro-me do caso de uma moça que tinha medo de dirigir carro, e que tomou por apenas um mês as essências florais, e logo se sentiu mais confiante, superando seu medo de dirigir.
Existem outros casos de pessoas que tem medos como o acima descrito e que pode requerer meses de tratamento, às vezes até associado a tratamento psicológico, para a sua superação.
Por isso volto a dizer, depende exclusivamente do caso e da pessoa a serem tratados.

7. Como preparar os florais para o uso via oral?

Onde comprar as essências florais?
As farmácias de homeopatia via de regra preparam as fórmulas de florais. Basta levar o nome dos florais que deseja que sejam manipulados e elas preparam o vidro de floral para uso pessoal.
Mas você também pode comprar as essências florais de estoque, e prepará-las você mesmo.
Os florais de estoque estão à venda nas importadoras e nas distribuidoras de florais.
Caso você queira manipular sua própria fórmula de florais, em casa, deve primeiro escolher qual ou quais essências irá tomar, e é claro ter essas essências florais de estoque em casa, e então pingar duas gotas de cada essência floral de estoque no vidro de 30 ml, acrescentando 70% de água, ou o equivalente a mais ou menos 20 ml de água, completando-se o preparado com 30% de conhaque, ou 10 ml.
E está pronto para uso. Normalmente o uso é via oral, 4 gotas 4 vezes ao dia.

8. Além do conhaque quais outros conservantes são utilizados, para o uso via oral?

O brandy ou conhaque têm sido utilizados desde os tempos do Dr. Bach, como conservante, pois tem se mostrado eficaz em preservar o conteúdo líquido do vidro com os florais preparados para consumo.
Todavia, podem ser utilizados outros produtos como conservante, como glicerina vegetal ou vinagre de maçã. No nordeste, por exemplo, em algumas regiões usa-se o melado da cana de açúcar.
Em alguns casos, quando a pessoa não pode ingerir conhaque ou glicerina vegetal, e não gosta de usar o vinagre de maçã, faz-se o floral sem conservante, somente com água, e isto significa que ele deverá ser conservado em geladeira, com um prazo de validade reduzido, normalmente, para uma semana.


Compartilhe


 
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Email: thaisqaccioly@hotmail.com
 
 

Veja também mais artigos em Espiritualidade

 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 31 – HSIEN – A INFLUÊNCIA
Momento de harmonia em que todas as forças do Universo participam do mesmo impulso de atração. É bom manter-se aberto e disponível para dar e receber.


energia
Runas: Odim
Dia para meditar. Autotransformação e evolução.


29
Numerologia: Receptividade
O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 


+ Lidos na Semana anterior
1. Ho´oponopono e as expectativas...
2. Seu amor é Infantil, Adolescente ou de Gente Grande?
3. Vênus nos Signos
4. Não devemos interpretar uma interferência negativa como um retrocesso
5. Você escuta a sua voz interior?
6. A Oração do Perdão
7. Você já ousou se reinventar?
8. O outro tem o direito de não gostar de você!

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Animais
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Oráculos
Previsões
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Stum
Consulta de Tarô
Consulta de Tarot Runas
Consulta de I-Ching
Consulta de Terapia Floral
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular
RSS
Tablet
Mapa do Site
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2016 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2016 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade