Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


O que é peso ideal?  
Home > Autoconhecimento

O que é peso ideal?

por Conceição Trucom


Na décadas de 60 e 70, a regra era rígida: o ideal era pesar dez quilos a menos do que a altura. Ou seja, uma mulher com 1,70 m de altura não devia passar dos 60 quilos. Felizmente, os tempos mudaram. As tabelas modernas levam em conta uma série de fatores, como a idade e o seu biotipo, e conseqüentemente são mais flexíveis.

Uma das formas de saber se você está acima do peso ideal é encontrar o seu IMC, ou Índice de Massa Corporal. A fórmula é simples: peso, dividido pelo quadrado da altura. Por exemplo: uma mulher de 33 anos com 70 kg e 1,70 m vai ter um IMC de 24,2: 70 quilos divididos por 1,70 x 1,70 = 24,2.
De acordo com a tabela abaixo, ela está na faixa de peso considerada normal.

Biotipos Femininos
Existem mulheres de todas as formas e tamanhos, mas há uma tendência para um dos três tipos descritos a seguir. É fácil identificar essa estrutura básica, embora os contornos possam ser alterados por doenças, desnutrição, dietas, musculação ou cirurgias plásticas.

Endomorfo
Quando a mulher é do tipo gordinha e geralmente ganha peso com muita facilidade. Ela tende a ter a forma de uma maçã, pois ganha peso principalmente em torno do abdome. Suas pernas são mais curtas do que o tronco, os pés são pequenos e os seios tendem a ser maiores que o padrão normal. O tipo endomorfo tem estrutura óssea delicada e rosto mais arredondado.

Ectomorfo
Quando são magras, têm uma forma bem longilínea e alta. As pernas são longas em relação ao tronco e a estrutura óssea é forte. Esse tipo não ganha peso com facilidade; mas quando isso acontece, o peso se distribui por igual pelo corpo, em vez de se concentrar em determinados pontos.

Mesomorfo
Com seu formato de pêra, o tipo rnesomorfo é o corpo feminino mais típico. Os quadris são mais largos do que os ombros e as pernas têm o mesmo comprimento do tronco. Ganham peso primeiro nas coxas, e em seguida nos quadris e nádegas.

Índice de Massa Corporal relacionada à idade
Consulte a tabela a seguir, que foi adaptada para os padrões da mulher brasileira. Encontre a faixa de peso para sua idade e altura. Repare que para cada idade e altura, existe uma variação de peso, que corresponde aos diferentes biotipos. Para quem quer utilizá-la como base, lembre-se:

1) Planeje emagrecer até atingir o limite superior da faixa de peso do grupo a que você pertence.
2) Depois de ter alcançado esse limite superior, você poderá decidir se esse peso é aceitável para você ou se deverá continuar perdendo alguns
quilos, que a levarão à média ou ao limite inferior da faixa de peso para sua idade e altura.
Idade (anos) - IMC ideal
19 a 24 - 19-24
25 a 34 - 20-25
35 a 44 - 21-26
45 a 54 - 22-27
55 a 64 - 23-28
> 65 - 24-29


Agora que você já sabe como calcular seu peso ideal, seja honesta. Será que precisa mesmo perder peso ou apenas não está satisfeita com o seu corpo, apesar de ter peso adequado para sua idade e altura?
Fique alerta para os sinais da anorexia nervosa, um grave transtorno causado por uma imagem distorcida do próprio corpo. Existem mulheres que, apesar de magras, continuam se achando gordas e só pensam em emagrecer mais e mais.

Em decorrência de dietas rígidas e desequilibradas, acabam sofrendo as conseqüências de uma desnutrição grave: anemia, ausência de menstruação, hipoglicemia, pele seca e sem vida, cabelos fracos e quebradiços.

FAIXA DE PESO IDEAL PARA MULHERES (em quilos)



Compartilhe



Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email:
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. 3 estratégias para deixar um homem completamente apaixonado por você!
4. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quem procurar quando não estou bem?
7. Não existe coincidência no universo
8. 3 hábitos que você precisa eliminar agora se deseja ser feliz no amor!


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade