Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


A vida comum como método de meditação  
Home > Autoconhecimento

A vida comum como método de meditação

por Elisabeth Cavalcante


A prática da meditação se apresenta, para muitas pessoas, como um grande desafio. Existem inúmeras técnicas meditativas que os mestres espirituais nos proporcionaram, mas praticá-las exige disciplina e dedicação.

Para quem vive sob o domínio da ansiedade e da agitação interior, isto é quase impossível. No Zen - que é descrito pelos orientais como a flor suprema da consciência -, algo importante aconteceu.

Ele não faz nenhuma distinção entre a vida comum e a vida espiritual. Ou seja, é possível entrar em contato com a dimensão divina do seu ser, praticando as mais simples e cotidianas atividades.

Como a base da meditação é a concentração, qualquer coisa que estivermos realizando pode ser transformar numa prática meditativa. Tomar consciência deste fato pode fazer toda a diferença em nossa ideia do que seja meditar.

Por exemplo: você pode lavar a louça perdido em inúmeros pensamentos, ou manter-se totalmente consciente de cada movimento que realiza na execução desta tarefa.

Do mesmo modo, é possível proceder ao caminhar, ao se alimentar, ao tomar banho. A plena atenção é o segredo para que o estado de não-mente se manifeste.

Claro que, muitas vezes, este processo será interrompido pela mente, mas basta deixar que os pensamentos passem e voltar novamente à concentração inicial naquilo que se está realizando.

A cerimônia do chá, no Japão, é um dos mais populares exemplos da prática que transforma um ato simples num ritual meditativo.

Ao preparar e degustar o chá, toda a atenção deve ser colocada na tarefa: perceber a cor, o aroma e o sabor da bebida. A seguir, sorvê-la com calma, em silêncio, tomando consciência também dos sons do ambiente ao redor.

O cantar dos pássaros, alguma música, enfim, tudo o que acontece naquele exato momento, deve se tornar objeto de atenção.

A cada dia, podemos escolher uma atividade que servirá como caminho para treinar o estado de não-mente, de relaxamento total e percepção do silêncio que habita em nosso interior. Sem que qualquer esforço gigantesco seja feito, aos poucos a meditação se tornará presente em cada pequeno ato cotidiano.

"A verdade não pode estar contida em nenhuma palavra, qualquer que ela seja. A verdade só pode ser conhecida por meio da experiência. A verdade pode ser vivida, mas não há modo de se dizê-la". Osho



Compartilhe



Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. A Oração do Perdão
3. Viva em sintonia com a sua verdade
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Acabou... e agora? Será que vale a pena voltar?
6. Como lidar com a síndrome do impostor ou falso self?
7. Quem você pensa que é?
8. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade