Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


A gratidão e os antepassados  
Home > Autoconhecimento

A gratidão e os antepassados

por Miriam Carvalho


"Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos".
Joseph Campbell


Em português antigo, usava-se a expressão "graças vos dou" para dizer o que hoje dizemos com a palavra "obrigado". No entanto, "dar graças" é muito mais apropriado, pois tem um sentido amplo e pode ser usado em qualquer situação em que alguém deseje exercer a gratidão por um bem recebido. Já "obrigado", que é a forma reduzida de "fico-lhe obrigado", encerra a ideia de que a pessoa se torna devedora por um favor prestado a ela. Ou seja, fica ligada, atada, amarrada a quem a auxiliou.

No que se refere aos nossos antepassados, quando os incluímos em nossas orações, eles recebem o conforto e a vibração do aconchego. Assim, quando emanamos gratidão por tudo que nossos antepassados vivenciaram para que nos tornássemos quem hoje somos, eles recebem luz e evoluem. Essa vibração de gratidão está intimamente ligada ao perdão. Ela liberta, não aprisiona.

Todos temos antepassados que amamos e que nos deixaram um legado de amor e alegria. Mas, do outro lado da balança, existem também os antepassados que provocaram dor, mágoa e ressentimentos durante sua passagem na vida terrena. É principalmente para estes que se deve emanar o sentimento de gratidão, pois foi por meio da provação deles que crescemos e ficamos mais fortes. A dor e o amadurecimento que tiveram de passar se transformaram em lição de vida para nós.

Exemplo:
O pai que saiu do lar deixando a família abandonada à própria sorte, passando fome, sem recursos, sujeita à ajuda de outras pessoas ou de instituições. Diante desse fato, para sobreviver, os membros da família precisaram desenvolver vários atributos, como coragem, resignação e sacrifício. Na dor e na necessidade também houve o aprendizado da superação. De certa forma, é nas adversidades que ficamos mais fortes e vacinados contra os imprevistos da vida.

Assim, quando você emana gratidão a seus antepassados, mesmo que a vivência deles tenha sido na dor, eles recebem luz e, ao mesmo tempo, você está, de forma natural, desenvolvendo o perdão. O saldo é positivo porque, consequentemente, você está mais forte ao transitar na esfera do perdão, e não da mágoa ou do ressentimento.

Para algumas pessoas, o caminho é curto e agradável. Para outras, a trilha é acidentada. Mas é justamente na impossibilidade de desistir da caminhada que o milagre acontece. A todo momento, cada um de nós está passando pelo processo de Ser e de Tornar-se.

A felicidade é uma energia celestial que existe dentro de nós, não importa em que circunstância da vida estejamos. Com a gratidão, mesmo na dor, estaremos mais próximos da Divindade e da paz interior.



Compartilhe



Miriam Carvalho é colaboradora do Site e atende em S. Paulo pelo fone: (11) 5031-4185.
Suas especialidades são: Numerologia, Tarô Iniciático, Tarô Egípcio, Aromaterapia, Cromoterapia, Cristais e Runas.
Conheça as Runas e Acesse as Orações e Invocações.
Email: miriam.t@terra.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 52 – KEN – A QUIETUDE
A parada faz parte do caminho. Afaste-se da tensão e acalme-se. Só então será possível retomar a ação.


energia
Runas: Talismã dos Sonhos realizados
Positivismo é o seu milagre! Sonhos também realizam.


25
Numerologia: Espiritualidade
Dedique algum tempo para os assuntos de natureza espiritual, reflita e espere, aperfeiçoe hoje seus planos e idéias para agir amanhã. A energia não é favorável para assinar contratos ou fazer acordos legais.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. A Oração do Perdão
3. Viva em sintonia com a sua verdade
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Acabou... e agora? Será que vale a pena voltar?
6. Como lidar com a síndrome do impostor ou falso self?
7. Quem você pensa que é?
8. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade