Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


O equilíbrio da personalidade: papel de Saturno?  
Home > Astrologia

O equilíbrio da personalidade: papel de Saturno?

por Graziella Marraccini


Na semana passada, fiz algumas reflexões sobre os papeis atribuídos ao Sol e à Lua pela astrologia tradicional, e procurei explicar como esses luminares desempenham um papel importante na integração entre o racional e o emocional. Mas esse equilíbrio não depende somente dos luminares, Sol e Lua, mas também de um terceiro elemento importante que ajuda na integração da personalidade. Segundo o astrólogo, psicólogo e cientista suíço Bruno Huber, um papel muito importante para essa integração é exercido pelo planeta Saturno. (Livro: As Três Faces da personalidade).

Bruno Huber explica que o planeta Saturno é um integrador da consciência, ou seja, entre o Eu/ Sol e o Eu/ Lua. A principal qualidade de Saturno, segundo a astrologia, é aquela de cuidar da materialidade, cuidar do corpo, de nossa estrutura e de nossa defesa. Ele rege nossa estrutura óssea, nossa estrutura física, e também nosso limite, ou seja, a pele. Ele significa a nossa "capacidade de estabelecer os limites de segurança e de cuidar de nós mesmos". Ele cuida de manter a distância entre Eu e o Outro. Saturno ensina ao Eu que ele é uma entidade separada de todo o resto e o torna consciente dos limites que deve manter para manter o seu veículo/corpo intato. Eu já expliquei em vários artigos essa noção do Sol como sendo o Eu/Espiritual, da Lua como sendo o Ego/Emocional e do Ascendente como sendo o veículo/corpo, conduzido principalmente pelo Ego/ Lua que usa os instintos básicos (representados pelos planetas pessoais) para cuidar e conservar esse veiculo e para dirigi-lo pelo caminho da vida.

Para dar estrutura a esse veículo/ corpo e consistência à Lua, usamos a energia do planeta Saturno que nesse caso seria uma energia do feminino e não do masculino. De fato, Huber explica a importância de Saturno na estrutura dos mecanismos de defesa que são atributos lunares. Por essa razão, seriam os aspectos entre a Lua e Saturno que nos ensinarão a proteger e a conservar o nosso corpo, a lhe dar limites. Na Cabala, o Planeta Saturno se identifica com a Sefiroth de Binah, a terceira da Árvore da Vida. Essa Esfera (Sefiroth) é a primeira a dar uma estrutura física (materialização do corpo) para a manifestação do espírito. Ele, portanto, feminino na sua essência energética, tendo o nome de "Mar" do qual deriva o nome "Maria". A ciência explica que a vida na Terra teve origem no mar, assim como a vida do feto depende do liquido da placenta que o alimenta. Portanto, Saturno seria útero, e portanto "mãe". (Leiam também os artigos sobre a Cabala no site).

Isso faz sentido porque é a mãe que oferece a vida à criança e, posteriormente ao nascimento, ensina-o a se defender, a se estruturar, a se fortificar para enfrentar as agruras da vida. É a mãe que protege, que defende, que limita, que ensina. Na primeira infância, aprendemos os cuidados do corpo ao mesmo tempo que estabelecemos os limites contra os perigos do mundo exterior e contra os inimigos eventuais. Esses ensinamentos têm muita relação com Saturno.

A Astrologia tradicional nos ensina que a Lua representa o princípio feminino, mas, a Lua deseja o contato com o outro, ela sente, quer ser tocada. Ela representa o instinto feminino da busca do outro para a reprodução. Porém, Saturno ensina que não devemos ultrapassar a zona de segurança. Esse mecanismo que se estabelece entre a Lua que deseja o contato com o outro e Saturno que pede que não se ultrapasse o limite de segurança parece um mecanismo de "abre e fecha", de polarização de energias. Desejamos o contato com o outro, mas precisamos ser cuidadosos!

E a esses dois corpos celestes, Huber atribui um significado diferente da Astrologia tradicional: ele chama a Lua "a criança" e ele chama Saturno "a mãe". Isso faz bastante sentido! Desde a primeira infância, enquanto a criança começa a explorar o mundo ao seu redor, a mãe faz o papel de Saturno para que a criança não se machuque, não atente à sua própria vida, e para que aprenda a cuidar de si mesma na medida que precisar se tornar independente ao crescer. O mecanismo equilibrado dessas duas forças contrárias irá ajudar o adulto a usar a sua energia emocional e Lunar de forma salutar, procurando o contato com o mundo exterior, porém, sem pôr em perigo a sua integridade e segurança. Somente assim o Eu/ Sol poderá se manifestar com todo o seu potencial e o Eu Espiritual poderá cumprir a sua missão. Somente quando a segurança que Saturno nos proporciona estiver garantida, a Lua, como Eu emocional, poderá "soltar as rédeas", e o Sol poderá aventurar-se em ações mais ousadas manifestando sua potencialidade.

Em consequência, quando todos os polos de manifestação da consciência funcionarem de forma equilibrada, poderemos nos relacionar sem conflitos, sem bloqueios, sem discrepâncias da personalidade.

Ao examinar o Mapa Natal, o astrólogo experiente pode perceber essas discrepâncias na personalidade, podendo aconselhar o seu cliente e endereçando-o na direção das terapias mais adequadas a cada caso. Nem sempre esses bloqueios aparecem numa primeira interpretação, razão pela qual, a leitura do Mapa Natal pode e deve ser refeita ao longo da vida. Numa interpretação de Mapa Infantil, o Astrólogo aconselha os pais e, sobretudo, a mãe, sobre os cuidados com a criança, como alimentação, sono, brincadeiras, e principalmente sobre educação e estruturação das três faces da personalidade, ou seja "sobre os efeitos de Saturno"! Na medida em que a pessoa cresce, a interpretação mudará para acompanhar o seu crescimento.

Como você pode ver, caro leitor, a astrologia oferece muito conhecimento que vai além da descrição superficial que é encontrada nas redes sociais. Signos e planetas representam energias da natureza que combinadas num Mapa Natal descrevem a personalidade única de um indivíduo! Única, porque cada ser é único, mas sua personalidade é complexa!

Pesquise também sobre os atendimentos de Astrologia, Tarô, EFT*, Mesa radiônica, no meu site pessoal link Escolha a modalidade de consulta mais adequada ao seu questionamento e entre em contato por email contato@astrosirius.com.br ou pelo whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em #AstroSirius! Informe-se também sobre Cursos de Astrologia e Tarô presenciais ou online. Siga meu canal no Youtube: Graziella Marraccini, e assista aos videos de astrologia.

São Paulo, 12 de Junho 2017

Compartilhe



Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
Clique aqui e faça seu mapa astral on-line. Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal da autora: www.astrosirius.com.br.
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 57 – SUN – A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.


energia
Runas: Othala
Abandonar situações de passado e partir para o novo.


26
Numerologia: Justiça
O dia pede bom julgamento e honestidade. Dê o máximo de si em qualquer situação, tome a direção dos negócios e proceda de maneira segura e eficiente. Seja digno e no seu caminho para o alto não se esqueça dos que estão à sua volta.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Dicas para melhorar a Energia
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. 3 venenos extremamente perigosos para o amor!
5. A Oração do Perdão
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
8. Sobre abuso emocional perverso


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade