Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Como você reage diante da incerteza e do medo?  
Home > Astrologia

Como você reage diante da incerteza e do medo?

por Graziella Marraccini


O homem, e ele sozinho, sente a necessidade de conhecer o seu futuro. O animal, regido pelos instintos, não precisa. Mas por que fazemos isso? Porque nos sentimos inseguros, pois temos medo de morrer. Apesar de saber que ela é inevitável, tememos a morte. Por essa razão queremos aproveitar a vida ao máximo mantendo nosso futuro sob controle. Fazemos uma poupança ou um seguro porque temos medo do futuro, para não falar do medo da pobreza, da solidão, do abandono, enfim, temos medo um pouco de tudo, não é mesmo?
Na realidade, não nascemos com a noção do medo, apesar de chorarmos assim que saimos do ventre acolhedor de nossa mãe. A medicina diz que é a dor do ar entrando e expandindo os nossos pulmões que nos faz chorar! Porém, os psicólogos afirmam que já no momento do corte do cordão experimentamos a noção do abandono e, consequentemente, criamos em nós o medo de morrer. Na medida em que crescemos, percebemos que nem sempre podemos contar com a proteção de nossos pais, já que percebemos que eles não poderão estar sempre presentes em nossa vida. Aliás, são eles mesmos que nos ensinam desde pequeninos a fugir dos perigos, ou seja, eles nos ensinam a ter medo.

É bem verdade que nem todo mundo assimila a noção do medo da mesma forma. Dependendo do seu temperamento, cada um de nós reagirá diferentemente a cada ocasião. Eu já escrevi outros artigos sobre os Quatro Temperamentos (vejam na seção de Astromedicina no meu site pessoal) básicos, mas vou lembrar as noções básicas para que possamos compreender melhor o meu raciocínio. A Astrologia dividiu o zodíaco em doze signos dos quais três pertencem a um mesmo elemento. Então, temos três signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário; três signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio; três signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário, e três signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes. Cada um deles também possui uma qualidade diferente, iniciando com o Cardeal, o Fixo e o Mutável.

Basicamente serão os elementos a darem o tom às nossas características pessoais. A astrologia convenciona ensinar que os signos de Fogo possuem uma energia irradiante, excitável e entusiástica. Por isso, as pessoas que têm signos de Fogo predominantes no mapa são geralmente mais temerárias, arriscam-se mais e têm uma experiência de vida mais centralizada na sua identidade pessoal (eu sou) e por isso reagem positivamente diante do medo, lutando para afastá-lo de si, para derrotá-lo. Eles dependem principalmente do Sol e de Marte e também de Júpiter e se posicionam de forma ativa diante dos obstáculos. Seu temperamento é chamado de Bilioso e, por essa razão, a bíles é considerada seu ponto fraco no organismo, sendo o órgão onde eles armazenam a raiva quando contrariados.

As pessoas dos signos de Terra possuem um temperamento Nervoso, cujos dispositores são Mercúrio e Saturno e também Urano. Estes indivíduos estão conectados intimamente com o elemento físico de nosso planeta e com sua realidade. Os signos de Terra precisam de segurança e do "aqui e agora", confiando principalmente no seu raciocínio, mais do que em sensações ou em teorias abstratas. Quem pertence ao elemento Terra, é geralmente disciplinado e confiável, mas precisa sentir firmeza e, portanto, sofre muito diante da incerteza, reagindo com crises de ansiedade e de nervosismo. Quem tem o elemento Terra predominante no mapa tende a ser cauteloso e convencional, aceita dificilmente novos desafios que não tenham sido assimilados e analisados com antecedência, por isso reage com resistência a algo que ainda não aprendeu a conhecer. Esse elemento predispõe a pessoa a doenças de origem nervosa.

As pessoas do signo de Ar possuem a energia vital relacionada com a respiração, com o "prana". Mesmo invisível, ele é indispensável à vida! O domínio do Ar é aquele do intelecto, do mundo das idéias arquetípicas que se encontram alem do véu físico, por isso, esses signos possuem uma capacidade incrível de criar e realizar projetos, mesmo que não sejam capazes de realizá-los de forma prática. Podemos dizer que neste grupo encontraremos os inventores, que através de suas criações mudam as sociedades e também a humanidade. O temperamento dos signos de Ar é considerado Sangüíneo, e esses sujeitos têm tendência à apoplexia, alterações da pressão sangüínea, sendo geralmente muito ativos. Mercúrio, mas também Júpiter, irá conferir-lhes a aptidão para as atividades intelectuais e científicas mas também para a ação. Essas pessoas poderão reagir positivamente ao medo, encontrando soluções criativas para enfrentá-lo, mas nem sempre essas soluções serão capazes de lhes devolver a tranquilidade mental!

As pessoas que pertencem ao elemento Água são sensíveis ao meio-ambiente onde vivem e percebem, mais do que os outros signos, todas as sutilezas e nuanças que as emoções são capazes de expressar. O elemento Água representa o reino das emoções profundas e das reações sentimentais. Por essa razão, os natos dos signos de Água são muito sujeitos às magoas e às perturbações de ordem emocional. Geralmente, reagem muito mal ao medo e à ansiedade, podendo sofrer de instabilidade por causa de cismas e premonições, geralmente enganadoras. A predominância deste elemento confere o Temperamento Linfático cujos dispositores são principalmente a Lua, Vênus e Netuno. Aqueles que pertencem a este elemento terão tendência à hidropisia (retenção de líquido), à falta de glóbulos vermelhos no sangue e sofrerão de perturbações emocionais intensas que perturbarão seu sono. Mas não creiam que a Água seja um elemento fraco: ela carrega a Terra, apaga o Fogo, contorna o obstáculo e sabe até fazer furos em pedras!

Lembro aos meus leitores que não é somente o signo astrológico do Sol que determina o elemento predominante do seu mapa, mas a soma de vários fatores como o signo Lunar, o Meio do Céu, o signo Ascendente, ou um stellium de planetas num determinado signo. Astrologia é uma ciência muito complexa, mas é abrangente como nenhuma outra e pode auxiliar você no caminho do autoconhecimento lhe fornecendo as ferramentas necessárias para direcionar suas ações e superar os momentos de crise! E você, caro leitor, como reage diante da incerteza? Como enfrenta o medo?

Leia mais artigos no meu site pessoal link e entre em contato comigo para compartilhar suas experiências e também para marcar sua consulta que pode ser presencial, gravada e enviada por email ou via internet pelo Skype.

Obs: Estarei iniciando um Curso de Tarot em breve em São Paulo! Quem estiver interessado pode entrar em contato comigo via email do site info@astrosirius.com.br

Desejo a todos uma semana de Luz, Harmonia e Amor isenta de temores e medos!

Sao Paulo, 29 de agosto de 2012



Compartilhe



Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. faça seu mapa astral Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal.
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 58 – TUI – ALEGRIA
É tempo de muita harmonia. O segredo do sucesso é ser alegre e sereno.


energia
Runas: Urus
Creia! As transformações trazem amadurecimento.


16
Numerologia: Interiorização
O dia pede calma e serenidade, leia um livro, ouça uma musica relaxante. Detenha-se nos planos pessoais e no caráter não-material de suas expectativas de vida. Siga o fluxo e faça uma profunda introspecção para descobrir aspectos do seu verdadeiro EU.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade