Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Ascendente ou Signo Solar? Com qual você se identifica?  
Home > Astrologia

Ascendente ou Signo Solar? Com qual você se identifica?

por Graziella Marraccini


Muitos dos internautas que costumam ler o horóscopo apresentado todas as semanas no STUM, ou que lêem meus artigos semanais, me escrevem com uma dúvida: devo consultar o meu signo solar ou o signo do meu ascendente? Qual é mais importante? Alguns escrevem que não conseguem se identificar com seu signo: por que isso acontece?

Sempre procurando dirimir as dúvidas que chegam até mim através dos e-mails, vou procurar esclarecer um pouco sobre como devemos interpretar nosso mapa natal, ou até mesmo, como ler nosso horóscopo. Quando um astrólogo se encontra nas mãos um mapa que precisa interpretar, ele tem em mente algumas regras que lhe foram ensinadas em escolas de astrologia, com outros astrólogos ou até através de livros. As regras básicas são as seguintes:

Primeiramente: ele examina os planetas que representam um "arquétipo de comportamento":
- O Sol, representa o "EU SOU", a identidade da pessoa (as coisas com as quais ela se identifica e que fazem sentido para a sua expressão interior).

- O Ascendente tem muita relação com o temperamento, e pode ser um veículo do Eu (Sol) ou não. Tem relação com a aparência física, com a apresentação da pessoa. Muitas vezes essas duas características do mapa da pessoa (Sol e ASC) estão em contradição entre elas, (em dois signos não harmônicos entre si) então é possível que o Sol não encontre um veiculo adequado de expressão do EU. Desta forma o Ascendente (que Jung identificou com a Persona, a personagem, a mascara pessoal) pode ser muito visível aos outros, como forma de expressão do temperamento, mas não é o verdadeiro Eu.

- A Lua, no mapa natal, representa nossa expressão emocional e sentimental. A Lua é interpretada como sendo a expressão da própria alma da pessoa e se relaciona com o lar e ambiente onde a criança foi criada e moldada. A forma como fomos tratados na infância (com amor e carinho ou então com desprezo, raiva ou agressão) modifica nossas respostas emocionais. Nossas memórias do passado influenciam nossas escolhas futuras, daí a importância do signo lunar. Muitas pessoas possuem uma forte influencia lunar, sendo mais emotivas e sensíveis que outras. Portanto elas irão se identificar melhor com o signo Lunar do que com o Solar.

- A forma como buscamos e expressamos o afeto, qual nossa idéia do prazer e do amor, se expressa no mapa através do planeta Vênus. Vênus, portanto, precisa ser levado em conta se quisermos analisar o nosso lado afetivo.

- A forma como raciocinamos, aprendemos, nos comunicamos e analisamos conceitos abstratos para pô-los em prática depende principalmente do planeta Mercúrio. Mercúrio, portanto, é importante pra podermos compreender a forma como pensamos já que nosso cérebro tem uma importância primordial sobre nosso comportamento.

- Ação e reação, nossa forma de agir, de tomar iniciativas, é um atributo do planeta Marte e indica também nossa qualidade energética e também nossa libido, nosso impulso sexual. Marte, portanto, precisa ser visto como o agente de nossas ações e influencia nossa capacidade de reação às adversidades.

- A oportunidades de expansão, os relacionamentos, a preservação e a sabedoria, assim como o julgamento e a generosidade são vistas no mapa através do planeta Júpiter, chamado de "O grande benéfico". Júpiter influencia até mesmo em nosso humor: esse planeta é responsável por nosso otimismo!

- Razão e responsabilidade: este é um atributo do planeta Saturno que age como um 'pai' interior, nos dizendo qual é nosso limite, até onde podemos e devemos ir em nossas ações: ele nos impõe rigidez e cristalização. Saturno é primordial para compreendermos nosso carma, nossa capacidade de fazer face ás responsabilidades e dificuldades da vida.

Com base nesses planetas chamados de pessoais, além dos dois "luminares" e do signo Ascendente, o astrólogo faz uma síntese sobre o caráter da pessoa, seu temperamento, sua forma de expressão e traça um perfil geral de sua personalidade. O signo astrológico onde o planeta se situa, irá determinar a forma como o planeta irá se expressar e a Casa astrológica indicará qual o foco principal da expressão do planeta. E os aspectos que os planetas formam entre si serão determinantes para que a ação aconteça, como se um planeta servisse de estimulo (ou desafio) para o outro. Os planetas são os verdadeiros atores (ou agentes) de nosso comportamento.

Assim, quando procuramos uma orientação num horóscopo (seja ele diário, semanal ou mensal) devemos levar em conta que, de toda essa gama de informações, estamos vendo na descrição oferecida somente uma pequena parte: aquela que é representada pelo Sol ou talvez a da Lua! Não há como um horóscopo ser mais específico, exatamente porque não existem dois mapas iguais e o signo solar ou lunar, sozinhos podem não ser determinantes na personalidade do individuo. O signo solar é e deveria ser o mais importante, mas o signo Lunar e o ascendente influenciam nosso comportamento e nossas reações. É por essa razão que eu aconselho sempre os internautas a consultar também o signo do Ascendente e, se a pessoa o conhece, também o signo lunar (o teste interativo do Mapa Astral no STUM os ajudará a encontrar o signo lunar). Assim será possível ter uma visão um pouco mais ampla das previsões que são oferecidas no horóscopo.

Por outro lado, há um fator que pode escapar a qualquer analise superficial: se o ASC, o Sol ou a Lua tiverem um planeta fazendo aspecto com eles (ou seja, interagindo, trocando informações) este planeta modificará a sua ação, modificando, portanto, também o resultado da análise. As interações entre planetas (e destes com o Sol e a Lua ou o ASC) são extremamente importantes e determinantes para nosso comportamento! A conjunção, a oposição, a quadratura formarão campos de tensão e os trígonos e sextis formarão campos de colaboração entre os planetas envolvidos.

Vejamos um exemplo: um leonino (portanto o Sol em Leão) que nasce com Saturno formando uma conjunção com o Sol. Como ele irá se expressar? Como esse Saturno irá influenciar a ação solar? Provavelmente a pessoa se sentirá pouco 'solar' em sua identificação, com a luz solar apagada pela ação de Saturno, e será pessimista, intransigente e frio, (agirá de forma ditatorial), terá baixa vitalidade e poderá sofrer de problemas cardíacos ou de coluna, e poderá até ter problemas de visão (no olho direito principalmente) etc. etc. Essa pessoa certamente não irá se identificar com a descrição do signo de Leão e não se identificará tampouco com o seu horóscopo! Agora, imaginemos que essa pessoa possui o Ascendente em Capricórnio! O efeito Saturno (se em bom aspecto) reforçará a ação do ASC tornando a pessoa séria e ponderada, previdente e responsável, mas não provocando conflito entre o Sol e o ASC, o que já será uma boa coisa, não é mesmo? Essa pessoa usará suas capacidades administrativas e organizacionais, além de seu natural senso de liderança e o fará em prol de uma carreira bem sucedida. Essa pessoa poderá então ler o signo de Capricórnio e se identificar melhor, assim como se sentirá mais adequado na descrição do horóscopo deste signo.

Mesmo aqueles mapas oferecidos na internet e que são fruto de um programa de computação podem não ser o ideal para uma descrição acurada da personalidade do individuo. Certamente eles irão fornecer informações úteis para o autoconhecimento, mas não terão como explicar as contradições tão freqüentes nas personalidades. Um horóscopo 'de computador' tem informação, assim como um livro, mas não pode oferecer uma síntese da analise! Por essa razão eu costumo dizer que nada substitui uma consulta pessoal e em minha experiência de consultório só posso afirmar que ninguém sai decepcionado, pois a orientação sempre acrescentará ferramentas importantes para seu desenvolvimento pessoal. Creio que isso acontece em muitas outras áreas do conhecimento: cada orientador, seja ele psicólogo, tarólogo, grafólogo, ocultista ou outro, terá somente uma parcela do conhecimento, aquela parcela que sua área de atuação lhe proporcionou. Uma não exclui a outra, mas somente a complementa. Tudo faz parte de um mesmo conhecimento que visa o equilíbrio entre o espírito, a matéria e o desenvolvimento espiritual.

Para conhecer melhor a astrologia, não deixem de ler os artigos publicados no meu site pessoal, aqui no STUM.

Uma boa semana a todos! Compartilhe


Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. faça seu mapa astral Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal.
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Previsões das Runas pra 2018
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. O que significa ter sonhos repetidos?
5. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Quais os efeitos de Saturno nas Casas Astrológicas?
8. O Limão na Gravidez e Amamentação


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade