Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


A energia em equilíbrio: o Sol ingressa em Libra  
Home > Astrologia

A energia em equilíbrio: o Sol ingressa em Libra

por Graziella Marraccini


Em 22 de Setembro de 2017, às 07:28 (H.O.) o Sol secciona a linha imaginária do Equador Celeste para dar início à Primavera no Hemisfério Sul e ao Outono no Hemisfério Norte. Por causa da inclinação do eixo da Terra, será nosso hemisfério que voltará a sua face na direção ao Sol e recebendo do Astro-Rei calor e energia. Nesse momento, ambos os hemisférios da Terra se encontram a uma mesma distância do Sol. Este é chamado de Ponto do Equilíbrio, e o que há de melhor do que o signo de Libra para representá-lo?

Astrologicamente, o Sol secciona o Equador Celeste no ponto 0º de Libra indicando aquele momento em que as horas do dia e da noite terão a mesma duração tanto no hemisfério Norte (dando início ao Outono) quanto no hemisfério Sul (dando início à Primavera). Esse ciclo das estações se repete a cada ano apesar das loucuras do clima que as vezes chega a nos confundir. O signo de Libra tem como representação uma balança, símbolo do equilíbrio e da justiça, do julgamento justo, da diplomacia que nos ajuda a avaliar antes de decidir.

As Constelações foram criadas na antiguidade, conectando pontos brilhantes do céu (estrelas ou planetas) e 'desenhadas' sobre a abóbada celeste, ou Esfera Celeste, com figuras imaginárias que serviam de referência e de orientação para os deslocamentos e longas viagens por terra e por mar. Das 89 constelações existentes, somente 12 são percorridas Sol em seu "caminho aparente" ao redor da Terra. Do ponto de vista do habitante da Terra, o céu sempre representou um grande mistério e também uma grande fonte de inspiração. E haja imaginação para criar tantas figuras no céu! Certamente que essas figuras mitológicas servem e servirão sempre como arquétipos. E é por essa mesma razão que a astrologia ocidental usa essas doze figuras arquetípicas para representar os 12 signos astrológicos apesar deles nem sempre corresponderem perfeitamente as constelações.

O Sol descreve um caminho aparente ao redor da Terra e essa circunvolução forma um círculo que é chamado pelos astrólogos de Círculo Zodiacal. As doze constelações, que são colocadas no caminho aparente do Sol, não correspondem exatamente aos signos, porque elas são algumas maiores e outras menores em tamanho. Por essa razão, a astrologia ocidental convencionou que esse caminho circular fosse dividido em Doze Constelações de 30° cada uma, descartando inclusive a possibilidade de considerar Ophiucus, ou Ofiocus a 13ª Constelação tocada pelo Sol. Essa figura que representa um homem portador de uma serpente tem somente "um pé" na roda zodiacal ocupando menos de 10 graus entre os signos de Escorpião e de Sagitário. Descartado Ophiucus, às 12 constelações restantes foram atribuídos 30 graus cada, de forma a que a divisão em Casas permanecesse igual para todas. A primeira constelação, Áries, inicia-se em 20 ou 21 de Março, quando o Sol em seu caminho seciona o Equador Celeste. É neste momento que ainda hoje se convenciona o início da Primavera no Hemisfério norte e do Outono no Hemisfério sul. Este é chamado de Ponto Vernal, a 0° de Áries. E quando o Sol secciona o Equador a 0º de Libra, acontece o contrário, ou seja, o início da Primavera no Hemisfério Sul e do Outono no Hemisfério Norte.

È importante salientar que o movimento convencional do Sol não acontece sempre com a mesma velocidade (porque o movimento da Terra oscila entre um mínimo de velocidade de 0º57'59" a um máximo de 1º0'51"). Por essa razão o ingresso do Sol num determinado signo não acontece sempre na mesma data todos os anos. O calendário Gregoriano, usado no ocidente nos dias atuais, é impreciso e não corresponde exatamente ao passo do Sol. Esta é a razão pela qual seja o Mapa Natal que a Revolução Solar de uma pessoa (que é calculada para o momento em que o Sol retorna ao mesmo grau do nascimento) precisam ser calculados de forma exata por um astrólogo profissional.

Mas voltemos à Primavera, após essa breve lição de astrologia!
O Signo de Libra pertence ao elemento Ar e é considerado um signo de harmonia e beleza sendo regido pelo planeta Vênus. Vênus era a Deusa do Amor e da Beleza na mitologia e por essa razão os librianos são refinados, belos, adoram as artes e se preocupam principalmente com o lado social da vida, com os relacionamentos humanos e costumam interagir na sociedade onde vivem. A representação da Vênus de Libra é parecida com aquela figura quadro da Vênus do pintor renascentista italiano Botticelli: uma Vênus que sai das águas, dentro de uma concha. No mito de Prosérpina (Perséfone), que representa o arquétipo do renascimento da natureza na Primavera, lembramos a belíssima filha de Demeter, Prosérpina foi raptada por Hades (Plutão na mitologia romana). O Senhor da escuridão e da morte rapta Prosépina e a leva para a sua moradia, nos ínferos, nas entranhas da Terra. A mãe de Prosérpina, Demeter (Deusa da Terra e da agricultura) desesperada com a perda da amada filha, perde o vigor, entristece, e parece morrer não produzindo mais seus frutos. Com esse arquétipo, os antigos explicavam o ciclo do inverno no Hemisfério Norte, quando a Terra fica fria, gelada sob a neve, as árvores ficam sem folhas e parecem morrer. Cansada de chorar, Demeter pede a Plutão que deixe sua filha voltar para ela, mas Plutão ama Prosérpina e não quer deixá-la partir. No entanto, após muita negociação e a intercessão dos outros deuses, ele concorda em devolvê-la para a sua mãe pelo menos durante seis meses por ano, exigindo o seu retorno durante os outros seis meses no ano. Para festejar o retorno de Prosérpina, a Terra se veste novamente com suas melhores flores, pede às árvores que se enfeitem, aos pássaros que cantem, e inicia um novo ciclo de renascimento e de felicidade. Este mito serve para nos mostrar como funciona o ciclo das estações do ano que nos proporciona a renovação da vida.
Costumo contar essa história mitológica todos os anos para lembrar que a Astrologia Ocidental é sobretudo baseada em arquétipos.

No Brasil, o ciclo das estações é menos marcantes, pelo menos nos estados do norte e nordeste, no entanto, aqui no sudeste e no sul podemos sentir essa renovação no ar. Por essa razão podemos igualmente iniciar um processo de renovação em nossa vida, aproveitando a energia de Libra. Por que não começar a agir de forma mais equilibrada? Por que não começar a evitar aqueles posicionamentos radicais que tanto permeiam os relacionamentos nas redes sociais?

Se estivermos vivendo em conflito, se temos assuntos pendentes com nossos entes queridos, colegas ou chefes, podemos aproveitar esse momento especial para começar a negociar, fazer acordos, dialogar e encontrar uma solução para que ambas as partes acabem se satisfazendo. Se houver uma troca sincera de afeto e não existirem mentiras ou subterfúgios conseguiremos construir um relacionamento solido, que irá perdurar no tempo. Essa energia é necessária para buscarmos a sociabilidade, a igualdade e a justiça. Olhar os dois lados da questão, pesar os prós e contras, nos ajudará também a ver o outro lado, a ceder um pouco e a compreender que nossa razão pode não ser a única.
Podemos aproveitar também para fazer uma faxina em nossos armários, doando as roupas que não queremos mais, jogando fora o velho para dar lugar ao novo e limpando a casa da energia estagnada. Coloque flores num vaso, ligue uma pequena fonte de água e se puder pinte a sua casa ou seu quarto com uma cor pastel! Essa energia primaveril irá renovar a sua vida. Eu costumo fazer uma Mesa Radiônica para equilibrar as minhas energias. Nada mais apropriado!

Fiquem com Deus e tenham todos uma boa semana!
Pesquise sobre os atendimentos personalizados, presenciais ou via internet, de Astrologia, Tarô, EFT*, Mesa radiônica, no meu site pessoal link Escolha a modalidade de consulta mais adequada ao seu questionamento e entre em contato por email contato@astrosirius.com.br ou pelo whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em #Graziella Somaschini Marraccini ou em #AstroSirius! Assista aos m us videos no YouTube: link (sim, está escrito errado!) Informe-se também sobre Cursos de Astrologia e Tarô presenciais ou online. Siga meu canal no Youtube.

São Paulo, 12 de Setembro de 2017

Compartilhe



Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. faça seu mapa astral Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal.
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Aniversário do Brasil 2017: o que vem por aí?
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Guia dos Cristais e seus Poderes Curativos
5. Você está confuso? Não sabe que caminho seguir? Siga o fio de Ariadne!
6. As Profecias de Chico Xavier
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. Até quando vale a pena lutar por um amor?


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade