Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Você é uma pérola ou uma ostra em coma?  
Home > Almas Gêmeas

Você é uma pérola ou uma ostra em coma?

por Rosana Braga


Dia desses, recebi em minha casa uma de minhas mais queridas amigas. Mais de 30 anos de uma amizade que se tornou irmandade. É minha família também. Amo muito! Conversa vai, lembranças vêm, risos, lágrimas e muitas emoções compartilhadas. Amigos são presentes divinos, posso apostar!

Vivendo uma fase de profundas transformações, saindo de um casamento de 20 anos, dois filhos adolescentes e um sem-fim de medos, ansiedades, desejos e esperanças, ela tem se empenhado em descobrir que tipo de vida quer viver e quanto de felicidade acredita que merece.

E entre uma reflexão e outra, ela me disse: "Rô, eu era uma ostra em coma!". Eu arregalei os olhos e me certifiquei de que tinha ouvido bem: "Você era o quê???". E ela repetiu: "Uma ostra em coma!". Caímos na risada. Nunca tinha ouvido essa expressão! "Nossa!", eu comentei, "uma ostra já é fechada. Imagine, então, se estiver em coma...".

E logo em seguida, peguei-me pensativa: quantas vezes eu também já me senti feito ostra em coma... Com a impressão de que qualquer movimento me remeteria à ainda mais medo ou tristeza... Quantas vezes não fui capaz de me defender das ameaças da vida de forma criativa e valiosa... Ao contrário, quantas vezes preferi apenas continuar exatamente como estava, sem arriscar, sem tentar, sem ter fé em mim e na vida?

Para quem não sabe, vale a pena pesquisar: a ostra é um animal curioso e fantástico. Como forma de defesa contra invasores, ela produz algo brilhante, precioso. Trata-se do processo de formação da pérola. E é fascinante. Ou seja, para não se deixar machucar e a fim de amadurecer, a ostra desenvolve uma joia valiosa e rara. Rara porque nem todas as ostras produzem pérolas.

Imagine se nós, diante de uma ameaça, aprendêssemos a criar algo assim, tão belo? Quantas preciosidades produziríamos? Que pérola incrível poderia ser encontrada dentro de nós ao amadurecermos e nos abrir para o mundo?

A boa notícia é que muitas pessoas dão início a um processo tão genuíno de autoconhecimento e percepção de si que, de fato, produzem não apenas uma, mas muitas pérolas internas. Que se tornam raras, autênticas, brilhantes. Tenho acompanhado alguns desses processos ao longo de minha carreira e posso testemunhar o quanto é possível vivenciar fases extremamente dolorosas e, depois de algum tempo - com vontade e muita coragem, com determinação e muito trabalho - abrir-se feito ostra pronta e mostrar-se ao mundo como uma verdadeira joia.

E você? Como tem vivido? Pérola ou ostra em coma? Algum dia, você já se deu conta de que o que parece ruim pode ser a sua grande chance de sair do coma e começar a viver de fato? Que tal iniciar seu processo? Que tal aproveitar as ameaças de sua história para descobrir o que há de mais incrível em você?

Pois essa minha conversa com a minha amiga terminou assim: emocionada, mas cheia de alegria e entusiasmo, ela confessou que se tudo o que sofreu foi o preço que ela tinha de pagar para dar-se conta de si mesma, que ela viveria tudo outra vez. Mas que agora, aberta e disposta a se arriscar, certamente vai se manter atenta e duvida muito que possa entrar em coma novamente...

Compartilhe



foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach.
Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse www.rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 55 – FENG – ABUNDÂNCIA
Dia favorável para realizar coisas importantes e úteis para si mesmo e para os outros. Aproveite o momento.


energia
Runas: Berkano
Fertilidade, crescimento de situações estagnadas.


27
Numerologia: Plenitude
Dia para concluir tudo que for possível e planejar metas futuras. Combata qualquer sensação de derrota e cultive o otimismo e a autoconfiança. Aja de boa vontade e não deixe que o dia termine antes de resolver conflitos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. A sua vibração cria a realidade
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Atravessar a dor sem deixar-se capturar por ela
5. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. Os nossos valores
8. Quem você pensa que é?

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade