Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Sou BCD: brava, ciumenta e desconfiada!  
Home > Almas Gêmeas

Sou BCD: brava, ciumenta e desconfiada!

por Rosana Braga


Pois é, pior que sou mesmo. Poderia até ter colocado BBCD, porque também sou baixinha. Mulher pequena tem fama de brava, não é isso? Então faço jus aos meus pouco mais de um metro e meio.

Mas preciso confessar: durante muitos anos, eu não me dava conta disso. Achava mesmo que se eu estivesse brava era exclusivamente porque alguém tinha me dado motivos para isso. E se eu estivesse com ciúme, eu não estava realmente com ciúme.

Explico: eu não me admitia ciumenta e sim uma pessoa que gosta de ser respeitada. Ok, eu gosto mesmo, como todo mundo. Mas o fato é que eu já era ciumenta e simplesmente não sabia. E hoje eu sei que me sentir desrespeitada e estar com ciúme são sentimentos bem diferentes!

E desconfiada? Sim, era e sou. Cresci numa família de desconfiados. Pessoas com personalidade predominantemente perfeccionista. E isso inclui questionar, analisar detalhadamente e suspeitar do que não estiver muito claro. E aprendi a ser assim. Não estou culpando ninguém, mas aceitando o fato de que o ambiente onde somos criados exerce influência importante sobre nossos comportamentos.

Mas a questão aqui não é julgar ou criticar meu perfil menos interessante. Nem o seu. A questão é, acima de tudo, celebrar o fato de que hoje eu me conheço e me assumo e isso faz toda a diferença no meu relacionamento.

Esse é o objetivo de eu estar me revelando. Porque depois que comecei a fazer terapia e cursos de autoconhecimento, entendi que minhas reações e minhas crenças, quando inconscientes, assumem essa dinâmica descontrolada e voltada para fora, culpando o outro e o mundo. E minhas atitudes passam a ser as de uma mulher brava, ciumenta e desconfiada.

Porém, no momento em que fico consciente e presente para o que está acontecendo também e principalmente dentro de mim, posso domar minhas feras. Posso parar, respirar fundo e dizer algo como: ei, Rosana, será que precisa ficar tão brava? Será que você realmente tem motivo para estar ciumenta? E sobre sua desconfiança? É real ou apenas uma repetição distraída?

E, neste momento, eu assumo as rédeas de mim mesma. Passo a ser, de fato, a diretora da minha própria história. Posso fazer diferente. Mudar o ritmo e o jeito de falar e até encontrar novas maneiras de lidar com a situação que está me desestruturando.

Já não acredito simplesmente que os homens mentem e pronto. Já não culpo meu parceiro pelo que estou sentindo de ruim. Reflito antes de falar e, quando falo, falo de mim. E não apenas aponto o dedo e espero que ele resolva o que é problema meu, em primeira instância.

Mas, obviamente, se ele tem participação direta e está mesmo fazendo algo que dispara em mim esses sentimentos e comportamentos, também consigo ser bem mais clara e pontual. Dizer o que penso e fazer alguma proposta para resolvermos a questão.

Veja que saber de mim mudou tudo na minha vida amorosa. E penso que se você aprender a saber de você, também vai se surpreender com o que pode ser diferente. e muito melhor. Mas, para isso, precisa investir em si mesma.

Precisa se comprometer com seu processo e assumir, de uma vez por todas, que não basta cuidar da casca se o seu emocional está contaminado e exalando odores nada agradáveis sem que você sequer perceba.

Atendimento individual >> Autoestima e Empoderamento Feminino

Compartilhe



foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach.
Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse www.rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 55 – FENG – ABUNDÂNCIA
Dia favorável para realizar coisas importantes e úteis para si mesmo e para os outros. Aproveite o momento.


energia
Runas: Berkano
Fertilidade, crescimento de situações estagnadas.


27
Numerologia: Plenitude
Dia para concluir tudo que for possível e planejar metas futuras. Combata qualquer sensação de derrota e cultive o otimismo e a autoconfiança. Aja de boa vontade e não deixe que o dia termine antes de resolver conflitos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Dicas para melhorar a Energia
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. 3 venenos extremamente perigosos para o amor!
5. A Oração do Perdão
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
8. Sobre abuso emocional perverso


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade