Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!  
Home > Almas Gêmeas

Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!

por Rosana Braga


Quem manda nas suas escolhas, nas suas coisas, na sua vida? Quem decide sobre como vai ser o seu dia, como você se veste e até sobre o que você pensa de si mesma, das pessoas e do mundo?

Já posso imaginar você respondendo alto ou só em pensamento: "Óbvio que sou eu mesma!"

Em última instância, é isso mesmo: você quem manda. Ninguém mais. Porém, a resposta não é tão simples assim. Aliás, costuma ser bem mais complicada do que isso. Porque o caminho que seu cérebro faz até chegar uma palavra em sua boca ou um comando em seu corpo para que ele entre em ação e tome determinada atitude, pode ser bem longo e conturbado.

Para a maioria das pessoas, algumas questões cruciais são feitas (muitas delas inconscientemente) a fim de nortear suas escolhas e atitudes. E essas questões estão fortemente atreladas com suas crenças limitantes e seus medos. As mais comuns, da pior para a menos pior são:
1- Se eu fizer isso, o que vão falar (ou pensar) de mim?
2- E se minha família (pais, filhos, cônjuges ou outros importantes) não aprovar?
3- Será que eu devo fazer isso?

Não estou dizendo que você não deve levar em conta a opinião de ninguém ao tomar determinadas atitudes. Também não estou dizendo que você deva ignorar qualquer consideração que não seja a sua. Bem como não deve passar a vida fazendo absolutamente tudo o que você quer e que se dane o mundo.

Mas estou dizendo, sim, que você precisa começar a ponderar e a ficar presente para o que está mandando em você. Para o que está impedindo você de ser quem você quer ser. Para quem você está deixando decidir por você sem sequer, muitas vezes, questionar a si mesma e à sua intuição sobre o que é melhor para você.

Sobre o pior motivo, o que mais ridiculamente atrapalha pessoas a fazerem escolhas autênticas, convenhamos! O que tem de gente que deixa de viver, de se divertir, de arriscar e, consequentemente, de ser feliz por medo do que vão falar ou pensar dela, é surreal, inacreditável, lamentável, uma desastrosa catástrofe!!!

Assisti dia desses o delicado filme "Nossas Noites", com os maravilhosos Robert Redford (como Louis) e Jane Fonda (como Addie). Achei absolutamente incrível, corajosa e admirável a coragem que ela teve de ir até a casa dele, seu vizinho, e sugerir que eles dormissem juntos.

Não vou entrar em detalhes porque o filme é imperdível, mas fiquei me perguntando se eu teria essa mesma coragem, se estivesse no lugar dela e tenho rezado desde então para que sim, para que eu mande na minha vida e no meu destino com a mesma autoridade e auteridade que ela faz no filme.

E, depois, fiquei pensando em quantos milhares de pessoas simplesmente não fariam. Não teriam essa presença de espírito, essa autonomia e dignidade de viver a própria história a despeito do que falariam delas.

Porque é fato! Vão falar. Vão pensar. Alguns vão torcer a favor e outros vão torcer contra! É assim. Com todo mundo e com tudo é assim. E enquanto não entendermos e aceitamos isso, vamos continuar reféns, escravos do inevitável. Amarrados numa posição muito pequena, numa postura muito medíocre e pobre de nós mesmos.

Sobre se a família ou alguém importante vai aprovar ou não, é bom anotar aí: antes de responder por alguém, pergunte, converse, fale de seu receio, dos seus sentimentos e do quanto a opinião dessa pessoa é importante. Mas deixe claro, acima de tudo, que você vai ponderar, refletir e fazer aquilo que considerar melhor, mesmo correndo o risco de errar.

E saiba que quem ama você e quem respeita sua individualidade, vai compreender esse seu direito sagrado de andar pelo seu próprio caminho. Obviamente que não estou considerando aqui atitudes que coloquem sua vida ou a de outra pessoa em risco. Nesse caso, você poderá ser vetada de alguma forma, caso seja possível.

E, por fim, o terceiro motivo que impede milhares de pessoas de experimentar a vida de verdade: a prisão do dever, as regras sociais, morais e até as religiosas. Que me perdoem os moralistas e fanáticos, mas aposto no equilíbrio e na sabedoria que existem em cada um. Aposto no livre arbítrio e no aprendizado que existe em cada engano que cometemos.

Aposto no amadurecimento fundamental que chega com o exercício da escolha, com a chance que cada um se dá de digerir, pensar, sentir e, enfim, fazer aquilo que considerar melhor para si. E essa decisão precisa passar, muitas vezes, pelo desejo e pelo coração. Porque cada caso é um caso e a flexibilidade é a mãe da gentileza, seja consigo mesmo, seja com os outros.

Enfim, minha sugestão é para que você comece, agora mesmo, a mandar em si de um jeito seguro, leve, gostoso. E quando não for possível, ou seja, quando suas escolhas e atitudes desencadearem angústia, dúvida e medo, que você aja ainda assim. e aproveite esses sentimentos para descobrir ainda mais profundamente sobre quem você é e qual é o seu lugar no mundo!

>> Aprenda a fazer escolhas e obter os resultados que você merece! Clique aqui e saiba mais!

Compartilhe


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach.
Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse www.rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. O que esperar de 2018?
3. Que tipo de amor você merece x qual atrai?
4. A Oração do Perdão
5. Por que há espíritos negativos
6. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade