Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


A doença emocional  
Home > Almas Gêmeas

A doença emocional

por Elisabeth Cavalcante


Questões emocionais não resolvidas influenciam de modo determinante o comportamento humano. Em geral, elas estão relacionadas a acontecimentos passados, com os quais a pessoa não conseguiu lidar de forma madura e, por essa razão, criaram uma memória negativa inconsciente, que determina muitas das atitudes atuais.

Quando se vê enredado em alguma situação sobre a qual ele teme não ter controle, o doente emocional se defende através da racionalização, ou seja, de uma negação do sentimento através do isolamento, de uma aparente frieza e outras artimanhas que o ego cria. Através desta prática, ele destrói qualquer possibilidade de construção de relações saudáveis, espontâneas e naturais.

Visto que a vivência emocional é parte essencial da experiência humana, no que diz respeito ao crescimento e evolução espiritual, enquanto não alcançam um estágio maduro de desenvolvimento, muitos sentem as emoções como uma ameaça.

A busca de superação através de processos terapêuticos, é essencial para evitar que, em sua fragilidade, o doente emocional cause danos a outros.

Pela dificuldade em encarar sua deficiência de frente, ele acaba por evitar o aprofundamento das relações, permanecendo arredio e distante, quando percebe a mínima possibilidade de um envolvimento emocional profundo.

Em minha prática terapêutica, recebo inúmeros casos de pessoas que, ao entrar em contato com um doente emocional, relatam uma enorme dificuldade em compreender a incoerência do comportamento e das atitudes dele.

A falta de preocupação pelo sentimento alheio que o doente emocional apresenta, tem sua raiz num verdadeiro pânico de ser ferido em seus sentimentos e ter suas expectativas frustradas.

A cura desta doença só pode acontecer se houver um empenho sincero no crescimento da consciência e na compreensão de que o enfrentamento corajoso das próprias limitações, é o único caminho para que o ser humano desenvolva a capacidade de viver em total sintonia com seu Ser interior.



Compartilhe



Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade