Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


3 sugestões simples e muito eficientes para ser valorizada nos seus relacionamentos!  
Home > Almas Gêmeas

3 sugestões simples e muito eficientes para ser valorizada nos seus relacionamentos!

por Rosana Braga


Você faz de tudo pelo outro é não é reconhecida? É bacana a ponto de fazer muitas coisas realmente significativas, mas ainda assim não se sente valorizada?

Só para ser mais clara sobre o que você é capaz de fazer, poderíamos dar exemplos como:

- você paga a conta frequentemente porque ele reclama que está sem dinheiro?
- você passa na casa dele para buscá-lo e não dar trabalho?
- você compra lingeries novas para usar quando vão sair?
- você faz jantar romântico, conversa, ouve o que ele tem a dizer e ainda oferece uma massagem daquelas?

Talvez você ainda vá mais longe:

- empresta (ou dá) dinheiro para ele, caso ele esteja precisando?
- cuida dos filhos dele (de outro relacionamento) quando ele não pode?
- lava a roupa dele e arruma a casa dele porque ele não tem tempo ou só para agradar mesmo?
- faz supermercado e sempre leva um agradinho para ele?

Bem, não sei em que nível você se acha boazinha, bacana e uma boa parceira e também não sei exatamente em que nível você se sente pouco ou nada reconhecida e valorizada. Mas você precisa saber de algumas verdades muito importantes!

Em primeiro lugar, não há nada de errado em ser uma pessoa bacana. Mas ser bacana é muito diferente de ser boba. E quando uma mulher se coloca no papel de boba é porque, muito provavelmente, ela está carente, com a autoestima baixa e, acima de tudo, nem ela mesma se reconhece e se valoriza.

Se você é bacana e o outro não retribui, não reconhece, não agradece e trata você com indiferença e talvez até com desdém, não considerando suas vontades e nem sendo gentil inclusive quando vocês não estão na cama, esse é um sinal gritante de que é hora de rever sua postura e sua decisão de continuar nessa história do jeito que está.

Essa dinâmica desigual costuma ficar evidente logo no início de um relacionamento. Até porque é nessa fase que as mulheres "boazinhas" (e claro que os homens com esse perfil também) costumam se esforçar mais. Estão, na verdade, com muito medo de não serem queridas e amadas. Não querem sofrer mais uma frustração e sequer se questionam se é com essa pessoa que realmente querem investir na construção de um amor.

Quer mudar o rumo dessa prosa? Quer mesmo? Então, veja bem: você precisa entender que você não vai mudar o sujeito se continuar fazendo a mesma coisa. E talvez não vai mudar o sujeito nem mesmo se você fizer coisas diferentes. Ou seja, só existe uma chance de mudar a dinâmica e o comportamento desligado ou ingrato do outro: mudando a si mesma. Mudando o seu comportamento. Fazendo diferente!

Como assim? Bem, é o seguinte: você realmente sabe o valor (seja concreto ou subjetivo) de cada uma das suas boas ações? Você realmente reconhece que vem investindo tempo, dinheiro, atenção e cuidados para com o outro? Você valoriza cada um de seus comportamentos bacanas?

Ou você vive dizendo frases do tipo "ah, não custa nada fazer isso", "mas eu adoro ser legal", "ser assim me faz muito bem" e outras parecidas? Então, pare com isso! É mentira. Você está se enganando. Ou melhor, claro que é bacana ser bacana. Mas ser bacana o tempo todo com quem trata você com indiferença ou ingratidão é se desvalorizar. É não se reconhecer, não se respeitar e não se sentir merecedora!

E se você continuar fazendo tudo igual mesmo assim, vai transmitir apenas uma mensagem clara e direta: "pode continuar me tratando dessa forma que, apesar de me tornar cada dia mais triste, mais magoada, mais reclamona, mais "murcha", eu vou continuar aqui, fazendo tudo igual"!

Anota aí o que eu sugiro que você faça agora, imediatamente, para mudar esse cenário:

1) Não faça nenhum favor ou boa ação se ele não pedir claramente, com todas as letras!
2) Não diga "sim" imediatamente ao pedido dele. Pense. Você realmente pode e quer fazer? Respeite sua vontade. Se não quiser ou não puder, não faça! Entendeu? Não faça!
3) Se fizer, assim que concluir, pergunte: consegui te ajudar? Era disso que você estava precisando? Isso vai deixar claro que sua atitude trouxe benefícios e facilidades para o outro.

Foque no que você deseja e aja de modo coerente. Tudo o que você quer é ser valorizada e respeitada. Simplesmente porque você merece e sabe que merece! Até porque, atenção: reconhecer um ao outro faz parte da gentileza essencial que nutre qualquer relação de amor!

>> Inscreva-se para a Semana da Mulher Diva e descubra como ser uma mulher muito mais segura e confiante.



Compartilhe



foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach.
Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse www.rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 57 – SUN – A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.


energia
Runas: Othala
Abandonar situações de passado e partir para o novo.


26
Numerologia: Justiça
O dia pede bom julgamento e honestidade. Dê o máximo de si em qualquer situação, tome a direção dos negócios e proceda de maneira segura e eficiente. Seja digno e no seu caminho para o alto não se esqueça dos que estão à sua volta.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Dicas para melhorar a Energia
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. 3 venenos extremamente perigosos para o amor!
5. A Oração do Perdão
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
8. Sobre abuso emocional perverso


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade